Jigoro Kano


Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pinheiros contrata atletas da nova geração



O departamento de judô do Esporte Clube Pinheiros, campeão do Grand Prix Nacional de Clubes em 2005, contratou no início do mês as judocas Flávia Gomes, Eleudis Valentim, Fernanda Peinado e Gabriela Chibana, destaques da nova geração. As quatro atletas já estão integradas ao grupo feminino do clube e trabalham diretamente com Andrea Berti, técnica do Pinheiros e da seleção brasileira Sub 17.

Flávia Gomes (57kg) ganhou destaque internacional em 2009 quando venceu o Campeonato Mundial Sub 17. Em 2010, a atleta foi vice-campeã da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura. Eleudis Valentim (52kg) conquistou em 2010 a medalha de prata no Campeonato Mundial Sub 20, no Marrocos, enquanto Fernanda Peinado (63kg) consagrou-se campeã pan-americana Sub 20 nos Estados Unidos no ano passado. Já Gabriela Chibana (48kg) ficou com o ouro no Pan-Americano Sub 17.





domingo, 27 de fevereiro de 2011

Por vagas no Pan, Brasil levará medalhistas a torneios no Equador


A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta quinta-feira os convocados para a disputa de duas competições entre os dias 4 e 6 de março. Com nomes como a medalhista olímpica Ketleyn Quadros e o terceiro colocado no Mundial-2007 João Gabriel Schlittler, o Brasil participa em Guayaquil, Equador, da Copa Pan-Americana e do Sul-Americano da modalidade.
"São duas competições importantes pois valem pontos para o ranking pan-americano, que classifica o país para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro", afirmou o coordenador técnico da CBJ, Ney Wilson.
O Pan-Americano de Guadalajara, em abril, também contará pontos para a classificação. A equipe para esta competição ainda será divulgada pela entidade.
Liderado pelo técnico Carlos Hespanha, o time feminino terá Taciana Lima (48 kg), Andressa Fernandes (52 kg), Ketleyn Quadros (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Maria Portela (70 kg), Nádia Merly (78 kg)e Maria Suelen Althemann (+78 kg).
Entre os homens, sob a direção de Mario Sabino, foram chamados Daniel Moraes (60 kg), Luis Revite (66 kg), Marcelo Contini (73 kg), Nacif Elias (81 kg), Rodrigo Luna (90 kg), Alex Aguiar (100 kg) e João Gabriel Schlittler (+100 kg).





Brasil ganha três bronzes nas etapas da Europa da Copa do Mundo





Maria Suellen comemora a medalha de bronze
na etapa de Praga da Copa do Mundo de judô
A delegação brasileira voltará da Europa com mais três medalhas de bronze conquistadas, nas etapas de Praga, na República Tcheca, e Varsóvia, na Polônia,  da Copa do Mundo de judô. Neste domingo, Maria Suellen Altheman e Rafael Silva fecharam a participação com dois terceiros lugares.
No sábado, Taciana Lima já havia conquistado o primeiro bronze do Brasil na categoria até 48 kg em Praga, ao vencer três lutas e perder na semifinal para a chinesa Shugen Wu. Na disputa do terceiro lugar, ela derrotou a romena Violeta Dumitru por waza-ari.
Neste domingo, a primeira medalha de bronze veio na categoria de 78 kg com Maria Suellen, que foi derrotada pela chinesa Qian Qin na semi, mas aplicou um ippon na ucraniana Maryna Prokofyeva na luta que valia o terceiro lugar.
“Meu objetivo maior era voltar para o Brasil com mais pontos no ranking e, felizmente, consegui. Estou muito feliz pela medalha, subir no pódio é sempre uma grande emoção. O mais importante foi ter dado um passo rumo ao meu sonho olímpico", declarou a judoca de Santos.
Para completar, na etapa masculina de Varsóvia, Rafael Silva levou o bronze na categoria de mais de 100 kg ao derrotar por ippon o islandês Thormodur Jonsson. Nas semifinais, ele parou no alemão Robert Zimmermann, e ganhou na repescagem do francês Pierre Robin.
Foi a 16ª medalha do Brasil nesta temporada na Europa somando-se Master de Baku, o Grand Slam de Paris, o Grand Prix de Dusseldorf, além das Copas do Mundo de Budapeste e Varsóvia no masculino, e Oberwart e Praga no feminino.






sábado, 26 de fevereiro de 2011

Flavio Canto visita João Derly para matéria do SporTV



O medalhista olímpico de Atenas-2004 Flávio Canto esteve em Porto Alegre nesta terça-feira. Ele veio à Capital para passar o dia com o bicampeão mundial, João Derly, que está se preparando para a seletiva nacional no próximo mês. O resultado desse encontro poderá ser conferido no programa Sensei SporTV do próximo sábado e em reportagem para o informativo SporTV News.


Pela manhã, os dois dos principais judocas brasileiros gravaram no tatame da Sogipa, juntamente com o treinador do clube e diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, e de Moacir Mendes Júnior. À tarde, Flávio visitou a casa de João.


“O João é um grande atleta e já provou que tem uma grande capacidade de superação”, afirmou Flávio Canto. “Estou torcendo muito por ele”, completou o dono da medalha de bronze da categoria meio médio dos Jogos Olímpicos de 2004.
                                                            FONTE







Curso de Árbitros Novos e Regionais Programação







Erro da Federação anula punição por doping de ouro olímpico no judô




Exame antidoping flagrou a judoca chinesa Wen Tong, mas erro formal de procedimento da FIJ (Federação Internacional de Judô) anulou sua suspensão por dois anos.
Campeã do peso-pesado (acima de 78 kg) na Olimpíada de Pequim-2008, Tong também conquistou a medalha de ouro no Mundial de Roterdã, em agosto de 2009, ocasião na qual cedeu amostra para o antidoping. Em setembro, o exame apontou a presença do broncodilatador clembuterol.

Tong inicialmente solicitou que a contraprova fosse feita, mas depois, orientada pela Associação Chinesa de Judô, desistiu do pedido.
A FIJ realizou o teste da amostra B, que também acusou a presença da substância proibida, em novembro.

Mas a federação não a informou da realização da contraprova e não ofereceu a ela a chance de acompanhar o procedimento ou de enviar um representante para isso.

O comitê executivo da FIJ suspendeu, em abril de 2010, Wen Tong por dois anos e cassou o título de Roterdã. Em julho, a chinesa recorreu à CAS (Corte de Arbitragem do Esporte) solicitando a anulação da suspensão.

Nesta terça-feira, a corte anunciou que "não houve violação do artigo 2.1.2 do Regulamento de Antidoping da FIJ de 2009", já que o resultado da contraprova não é válido para comprovar a amostra A. A CAS anulou a decisão de suspender a chinesa, que retomou seu título mundial.

"É a primeira vez que vejo a anulação de uma sentença por erro procedimental desta forma", afirmou o advogado Luciano Hostins, especialista em questões envolvendo doping. "Um pequeno detalhe anula a suspensão."

Membro da Wada (Associação Mundial Antidoping), o médico Eduardo de Rose, afirmou que a norma é clara para os casos de erro de procedimento. "Vou te confessar que não tenho conhecimento [de outro caso de anulação] porque o pessoal com quem trabalho não comete este tipo de erro."

Campeã nos últimos quatro Mundiais, Wen Tong, 28, contou com os mesmos advogados que recuperaram as medalhas dos lançadores de martelo Vadim Devyatovsky e Ivan Tikhon, prata e bronze em Pequim-2008, cujos exames apresentaram nível anormal de testosterona.
Substância é a mesma de Alberto Contador.

O broncodilatador clembuterol é um agente anabólico que aumenta a massa muscular. O ciclista Alberto Contador foi flagrado com a mesma substância e foi inocentado pela federação espanhola. O caso pode ir à CAS.








Maior potência do Brasil abre mão de olímpicos



São Caetano do Sul se consolidou ao longo da década como a maior potência esportiva do Brasil. Apoiada por grandes investimentos, a cidade abrigou fatia considerável das equipes olímpicas do país nos últimos anos. Mas esta história deve mudar a partir de Londres-2012. Com orçamento reduzido, o município cortou ou diminuiu o subsídio de uma série de atletas de ponta no início da temporada. Ao mesmo tempo, a prefeitura justificou a aposta sem custo nas categorias de base como responsável pela repaginada na estrutura das modalidades.
“Cortamos uma verba do esporte e isso gerou uma repercussão negativa para nós, mas já é passado. Foi apenas uma reestruturação administrativa que toda cidade ou empresa às vezes é obrigada a passar”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.

Ao todo, São Caetano do Sul contava com investimento anual próximo dos R$ 9 milhões voltados para o esporte. De acordo com Auricchio Júnior, a cidade precisou diminuir os gastos gerais em 2011, e o orçamento das modalidades de alto rendimento sentiu o baque - o pouco mais de R$ 1 milhão voltado para a área foi cortado pela prefeitura no fim de janeiro.
Tal fato gerou a premissa de uma verdadeira debandada de atletas. No total, 720 dos 986 esportistas do alto rendimento que defendiam a cidade não tiveram seus contratos renovados no primeiro instante. Após uma repercussão negativa pelo ocorrido, a prefeitura mudou a postura e correu atrás da recontratação de boa parte desses atletas.
Surpreendidos pela notícia dada no fim janeiro, os esportistas não tiveram muitas opções além de aceitar a nova proposta feita pela prefeitura – grande parte das outras cidades ou clubes já havia fechado o elenco para a temporada. Desta forma, os atletas tiveram que aceitar a diminuição do salário – São Caetano anunciou a recontratação de 600 nomes.
Alguns tiveram os ganhos reduzidos pela metade. Outros, como o campeão dos Jogos Pan-Americanos no taekwondo Diogo Silva, teve o salário cortado integralmente. “Ainda oferecemos uma ótima estrutura, com acompanhamento médico e centro de treinamento. Por isso, muitos continuaram conosco”, comentou o secretário de esportes, Mauro Chekin, antes de revelar que alguns nomes foram exceção à regra e contaram com aumento no salário.
Mas a verdade é que já existem atletas que visualizam São Caetano meramente como um trampolim para transferências no início de 2012, antes dos Jogos Olímpicos de Londres. “Não tivemos tempo de procurar outro lugar. Era aceitar ou ficar parado”, afirmou um dos esportistas recontratados com o salário pela metade, que preferiu manter o anonimato.
Além disso, outras modalidades foram simplesmente canceladas pela prefeitura. É o caso do boxe e do handebol. Atletas de seleção como o pugilista Paulo Carvalho não foram recontratados por opção da prefeitura. “O que eles fizeram não existe. Ficam procurando desculpas para se justificar, mas pegaram todos os atletas de surpresa. Ninguém esperava essa decisão”, ponderou o medalhista olímpico Servílio de Oliveira, que gerencia a carreira dos boxeadores dispensados. 
Vice-campeão olímpico em Sydney-2000, Carlos Honorato também não renovou o contrato, mesmo com a permanência do judô no quadro esportivo de São Caetano. “Achei melhor procurar outro rumo. Não penso mais em competir pela seleção, mas tenho grande interesse em continuar disputando os campeonatos regionais”, ressaltou o judoca.
A mudança no alto rendimento de São Caetano não está ligada somente ao corte no orçamento. Segundo a prefeitura, ela faz parte de uma reestruturação no esporte da cidade, que atuará principalmente como formadora de atletas.
Na última quinta-feira, José Auricchio Júnior lançou oficialmente o Centro de Detecção de Talentos, que tem como objetivo selecionar promessas do esporte entre 8 e 17 anos nas escolas da cidade para iniciar o treinamento com elas. Segundo o político, os gastos serão irrisórios, pois o programa terá parceria da Universidade Municipal de São Caetano e aproveitará a estrura já montada pelo município.
Além disso, a prefeitura tem outras duas parcerias voltadas para as categorias de base de basquete e vôlei. Nestes casos, a cidade conta com o apoio da Confederação Brasileira de Basquete e do Governo do Estado de São Paulo, além de outros patrocinadores.
“A questão orçamentária não foi o fator exclusivo que nos levou a essa decisão [corte e diminuição de salários]. Mudamos o modelo da cidade para um projeto de renovação, de olho no futuro. Era hora de renovar e queremos um projeto olímpico voltado para Rio 2016”, declarou Auricchio Júnior.
O curioso é que a prefeitura e a Secretaria de Esportes já esperam colher frutos a tempo das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Para isso acontecer, os atletas teriam que ser selecionados na escola e realizar um treinamento intensivo para conquistar o nível olímpico a tempo de se classificarem. Tudo isso em até cinco anos.“
"É possível, se o menino tiver talento. É possível transformá-lo em um atleta olímpico com cinco anos de treinamentos”, defendeu o secretário de esportes.
“São Caetano não pode esquecer dos atletas que a fizeram chegar até onde está hoje. É importante investir e apostar na base, mas existem outros atletas que têm história na cidade que não podem ser esquecidos, como eu e o Carlos Honorato”, afirmou a judoca Edinanci Silva, que renovou contrato com a cidade mesmo após ter o salário reduzido.






sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Laura Szarko em busca de um sonho



Estou Publicando esta materia como incentivo a outras crianças, para que possam perceber que com vontade e dedicação se vai ao longe, é só querer não importa a idade e só ter vontade.


Materia Original Portal do Judô 
http://www.portaldojudo.com
Laura iniciou na escolinha da Sogipa, duas vezes por semana, em julho de 2010 e apaixonou-se pelo judô. Em pouco tempo, passou a treinar diariamente.  O maior objetivo dela é, um dia, ser como sua “ídola”,  Mayra Aguiar.
Nome: Laura Szarko
Idade: 10 anos (faço 11 em março)
Graduação: Azul
Clube: Sogipa
Categoria: Infanto-juvenil
Peso: – 52kg


Treinamento: De segunda à sexta-feira
Prato preferido: Pizza
Patrocínio: não tenho
Ídolo no judô: Mayra Aguiar
Lugar onde sonha lutar: Japão
Objetivos para 2011: Treinar ainda mais e melhor para conquistar mais títulos.
Onde iniciou a treinar: Sogipa
Quem era o professor: Daniel Pires
Onde estuda: Colégio Pastor Dohms
Outro esporte: No momento, nenhum.
Se não fosse judoca, seria:  judoca. hehehe.
Maior sonho: participar de uma Olimpíada.
Títulos: Vice-campeã Copa Canoas, 3ª no Meeting Interestadual (SC) , Vice-campeã Estadual e Campeã Copa Tramandaí.
Palavras: “Não desisto dos meus sonhos. Eles são apenas objetivos ainda não alcançados.”





sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9º Festival de Judô da Hebraica de São Paulo PROGRAMAÇÃO




Dia: 10 de Abril de 2011 
Local: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA A HEBRAICA DE SÃO PAULO 
Centro Cívico Itzhak Rabin 
Rua Alceu de Assis s/n Capital    - SP 


Faixa Etária: judocas nascidos entre 2005 e 1996 masculino e feminino. 
Entidades interessadas em participar do Festival em 2011 devem enviar e-mail 
ao Depto. Geral de Esportes – A/c Prof. Edison Minakawa – Coordenador de 
Judô:  esportivo@hebraica.org.br neste e-mail deve constar o Nome da 
Entidade, Nome e CREF do Professor Responsável, Telefone, e-mail para 
contato (importante) e o número previsto de judocas que gostariam de 
inscrever no Festival. 
Tendo em vista o número limitado de vagas a Comissão 
Organizadora do evento entrará em contato com a entidade 
interessada para confirmar sua participação e enviará em 
seguida o regulamento oficial. Daremos preferência às primeiras 
inscrições. 


Data limite para inscrição de novas 
entidades: 03 de março. 

JUDÔ – A HEBRAICA







Vídeo Super Esporte da TV Gazeta no Judô Palmeiras

                                       Judô Palmeiras

Pessoal esta materia foi gravada dia 10 /02 no CAT e foi ao ar dia 16/02 como muitos não tiveram a oportunidade de assistir pelo horário que foi ao ar esta ai a materia










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...