Antes da disputa do Grand Slam de Moscou, que acontece neste fim de semana, a Federação Internacional de Judô divulgou o ranking mundial e olímpico atualizado. Com as medalhas de ouro na Copa do Mundo de El Salvador, Luiz Revite (-66kg), Andressa Fernandes (-52kg) e Camila Minakawa (-63kg) ganharam um número considerável de posições no ranking. Nacif Elias, outro campeão no último fim de semana, se aproximou dos medalhistas olímpicos Flávio Canto e Leandro Guilheiro e está na 13ª posição na lista.
Porém, mais uma vez o destaque da semana fica por conta de Luiz Revite. Com os resultados dos últimos 15 dias, o atleta da categoria até 66kg ganhou nada menos que 62 lugares no ranking mundial e está em 29º lugar. Quem também escalou a lista foi Camila Minakawa. Foram 42 lugares conquistados. Andressa Fernandes pulou da 28º colocação para a 22º.
Leandro Guilheiro (-81kg) segue sendo o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial. Guilheiro está na terceira colocação no meio-médio. No feminino, a atleta mais bem colocada é Sarah Menezes (-48kg), em quinto lugar. Outros quatro judocas estão no Top 10 da FIJ: Hugo Pessanha (4º lugar -90kg), Tiago Camilo (9º lugar -90kg), Luciano Corrêa (6º lugar -100kg) e Daniel Hernandes (7º lugar +100kg).
Abaixo o ranking dos brasileiros. Ao lado do nome, a posição no ranking mundial WRL e entre parênteses a mudança na colocação após a Copa do Mundo de El Salvador: + subiu posição; - perdeu posição; = manteve posição). Para conferir o ranking completo faça o download do arquivo em PDF abaixo.
A Federação Internacional de Judô divulgou a lista de árbitros que vão atuar no Campeonato Mundial Sênior, em setembro, no Japão. Edson Minakawa será o único brasileiro no evento. Em 2009, Minakawa foi eleito após o Mundial da Holanda o melhor árbitro do mundo.
Confira a lista:
AFRICA JUDO UNION 1. EGY Egypt RASHWAN, Mohamed Ali Mr 2. ALG Algeria HAMOUCHE, Laid Mr 3. TUN Tunisia HASSINE, Noureddine Mr 4. RSA South Africa KNOESTER, Oscar Mr
JUDO UNION OF ASIA 1. JPN Japan AMANO, Akiko Mrs 2. KOR Korea KIM, Do-Jun Mr 3. KAZ Kazakhstan NURTAZIN, Mukhsin Mr 4. KUW Kuwait AL-MUTAIRI, Fahed Mr 5. KSA Saudi Arabia SALAMAH, Shehab Mr 6. IND India MUNAWAR, Anzar Mr 7. SIN Singapore CHOW, Ngai Hung Mr 8. JPN Japan FUJIWARA, Takao Mr
PANAMERICAN JUDO CONFEDERATION 1. ECU Ecuador IBAÑEZ, Roberto Mr 2. USA USA FUKUDA, Robert Mr 3. COL Colombia ALDANA, Ricardo Mr 4. MEX Mexico JIMENEZ, Veronica Mrs 5. CUB Cuba ROSQUET, William Mr 6. BRA Brazil MINAKAWA, Edson Mr 7. ARG Argentina GARNERO, Ovidio Mr
EUROPEAN JUDO UNION 1. BLR Belarussia FANDO, Artur Mr 2. CZE Czech Rep. HNIDKA, Vladimir Mr 3. ESP Spain CORTES, Josep Manuel Mr 4. FRA France MOUETTE, Cathy Mrs 5. GER Germany HEMPEL, Andreas Mr 6. ITA Italy SULLI, Massimo Mr 7. NED Nederland SPIJKERS, Ben Mr 8. SLO Slovenia OCKO, Franc Mr 9. RUS Russia VOSTRIKOV, Vladimir Mr
OCEANIA JUDO UNION 1. NZL N. Zealand BROWNE, David Mr 2. AUS Australia ZYGMUNT, Arek Mr
É com pesar que a Confederação Brasileira de Judô informa o falecimento de João Gonçalves Filho, head coach do Esporte Clube Pinheiros. João faleceu neste domingo aos 75 anos. O corpo será cremado no Horto da Paz (Rodovia Regis Bittencourt km 290), às 17h.
João Gonçalves participou de sete Olimpíadas, sendo cinco como atleta. Foi o porta bandeira da delegação brasileira nos Jogos de 1968. Como nadador, participou em Helsinque (1952), Melbourne (1956), Roma (1960) e Tóquio (1964). Como técnico de judô, esteve em Barcelona (1992) e Atlanta (1996), além de ter sido homenageado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2002 com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva.
O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, lamentou a morte de um dos principais personagens olímpicos do Brasil.
"João Gonçalves sempre foi apaixonado pelo esporte e fez dele a sua vida. Poucos brasileiros podem se orgulhar de terem estado em sete olimpíadas e dou meus pêsames aos familiares e amigos", diz o presidente da CBJ.
Para o Coordenador Técnico Internacional da CBJ, Ney Wilson, o judô perde um dos seus maiores incentivadores no alto rendimento.
"João Gonçalves sempre formou grandes equipes e excelentes atletas no Esporte Clube Pinheiros. Sua contribuição foi enorme para o esporte olímpico brasileiro", afirma Ney Wilson.
A seleção brasileira encerrou a participação na Copa do Mundo de El Salvador com oito medalhas, sendo cinco de ouro, uma prata e dois bronzes. Com o resultado, o país ficou na primeira colocação no quadro geral de medalhas. Neste domingo, foram campeões Nacif Elias (-81kg) e David Moura (+100kg). Luiz Carmo (+100kg) ficou com a prata, enquanto Marcelo Ferreira (-81kg) foi bronze.
Nacif Elias voltou a subir no lugar mais alto do pódio, já que na semana passada foi campeão na Copa do Mundo da Venezuela, ao bater na decisão o americano Travis Stevens por yuko. Já David Moura fez uma final verde-amarela com Luiz Carmo e venceu o compatriota por ippon. Marcelo Ferreira garantiu o bronze com um ippon no americano Jose Bencosme.
O Brasil está, definitivamente, na rota dos principais eventos do judô mundial. De 2003 até aqui, o país já recebeu praticamente todas as competições mais importantes da modalidade: Campeonato Mundial, Grand Slam, Copa do Mundo, Campeonato Pan-Americano, Campeonato Sul-Americano. Falta apenas uma: o Mundial por Equipes. E é justamente para se credenciar a receber um Mundial por Equipes que a Confederação Brasileira de Judô organiza, em julho, a I Copa do Mundo por Equipes, reunindo oito das principais escolas do judô mundial: Brasil, Japão, Coréia, França, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal. As elminiatórias serão disputadas nos dias 23 e 24 de julho, em Belo Horizonte, com as finais de 29 a 31 do mesmo mês, em Salvador.
“Estamos no mesmo processo que fizemos com a Copa do Mundo individual, antes de receber o Grand Slam e a Copa do Mundo FIJ. Organizamos durante dois anos, em Belo Horizonte, uma competição de altíssimo nível, que reforçou perante a Federação Internacional de Judô a capacidade de organização do Brasil para eventos deste porte”, explica o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira. “Nosso objetivo maior é trazer para o Brasil o Mundial por Equipes”, acrescenta.
O judô brasileiro segue em turnê mundial. Após 17 eventos internacionais disputados neste ano de 2010, a seleção se divide para competir e participar de treinamentos. Nesta quarta-feira (23), as judocas Rafaela Silva (-57kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Laisa Santana (-63kg), Helena Romanelli (-70kg) e Aline Puglia (+78kg) embarcam para a Rússia, onde se encontram com a treinadora Rosicléia Campos, que está há cerca de um mês na Europa. As cinco judocas lutam o Open Europeu Sênior neste fim de semana em Orenburg (RUS). Na quinta-feira (24) outros 10 atletas viajam para a Copa do Mundo de El Salvador.
Competem na Copa do Mundo de El Salvador Ricardo Ayres (-60kg), Phelipe Pelim (-60kg), Luiz Revite (-66kg), Vinicius Sakamoto (-66kg), Nacif Elias (-81kg), Luiz Carmo (+100kg), David Moura (+100kg), Andressa Fernandes (-52kg) e Camila Minakawa (-63kg).
Após a disputa do Open Europeu, Sarah Menezes (-48kg), Mayra Aguiar (-78kg) e Maria Suellen (+78kg) se encontram com Rafaela, Ketleyn, Laisa, Helena e Aline para um treinamento de campo internacional. Sarah, Mayra e Maria Suellen participaram pela primeira vez na história de um treinamento internacional exclusivo na França. As atletas tiveram dez dias de treino com judocas da França, Japão e Rússia.
"Estes treinamentos de campo visam ao Campeonato Mundial, que acontecerá em setembro no Japão. Este que acontecerá na Rússia é fundamental, pois haverá uma grande participação de atletas do leste europeu. Já a equipe que viaja para a Copa do Mundo de El Salvador busca pontos no ranking, o que também é importante, já que nosso objetivo é ter o maior número possível de atletas ranqueados", explica o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson Pereira.