Jigoro Kano


Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Quem é o mito Royce Gracie ?



RoyceGracie.png

Altura1,85 m
Peso80 kg
NacionalidadeBrasil brasileiro
Data de nascimento12 de dezembro de1966 (44 anos)
Cidade natalRio de JaneiroRJ
ModalidadeJiu-jitsu Gracie
Equipe/associaçãoGracie Humaitá
Faixa         7º grau Faixa Preta de BJJ


Royce Gracie (Rio de Janeiro12 de dezembrode 1966) é um profissional de artes marciaisbrasileiro e praticante de jiu-jitsu. É filho dogrão-mestre Hélio Gracie, sobrinho de Carlos Gracie e irmão de outros nomes também conhecidos no mundo do Jiu-jitsu brasileiro eMMA (Mixed Martials Arts) mundial comoRoyler GracieRickson GracieRorion Gracie e outros.
Royce Gracie é faixa-preta de jiu-jitsu 6º dan, teve uma carreira vitoriosa dentro do vale-tudomundial, sendo três vezes campeão do UFC e obtendo vitórias também no Pride e K-1 MMA (eventos japoneses).

Começo do Gracie Jiu-Jitsu


família Gracie difundiu o Gracie Jiu-Jitsu pelo mundo, luta marcial brasileira desenvolvida através do jiu-jitsu tradicional japonês ensinado por Mitsuyo Maeda . Isso foi feito através decombates reais corpo a corpo, denominadosvale-tudo pelo simples fato de valer usar qualquer arte marcial ou qualquer tipo de luta ocidental corpo a corpo. É um combate com poucas regras. Essas lutas aconteceram em academias, geralmente as academias dos Gracie, que desafiaram os atletas de outras modalidades e disseram que pagariam a quem os vencesse, chegando até a publicar anúncios em jornal. Eram chamados de desafios Gracie.
Mais tarde, com a maior fama que o Jiu-Jitsu Gracie foi tomando pelo Brasil, alguns integrantes resolveram migrar para os Estados Unidos e lá ensinar o estilo, mas foi difícil conseguir alunos, para isso eles deveriam provar que o GJJ era eficaz. Assim foram reeditados, só que no Exterior, os desafios Gracie em academias a portas fechadas. Dessa forma começou Royce: rapaz franzino, com 1,85 m e pesando 80 kg, com sua técnica vencia oponentes de diversas artes; dentre eles o mais famoso foi o adepto do kung fu Jason DeLucia, que não engoliu a derrota, criando assim uma rivalidade entre os dois. Royce vivia nos Estados Unidos, junto com Rorion, que é seu irmão mais velho e treinava em sua academia. Isso foi no final da década de 1980.

Fundação do UFC


Após um tempo ensinando jiu-jitsu nos EUA e provando sua eficácia em combates reais, Rorion conseguiu algum status por lá e assim conseguiu contatos e ser respeitado, angariando alunos famosos e ensinando técnicas de defesa e ataque para a S.W.A.T.. Rorion então pensou que o mundo deveria saber que o Gracie Jiu-Jitsu era a melhor arte marcial e resolveu procurar uma empresa de entretenimento para ajudá-lo a criar um evento nos moldes de um desafio Gracie, mas com maior organização, no qual fossem cobrados ingressos e que fosse transmitido pela televisão paga americana.
Após se juntar à empresa SEG, Rorion pôde criar o UFC (Ultimate Fighting Championship) e em 1993realizar o UFC 1 - The Begining (o palco das lutas era uma jaula de grades em forma de octógono). Rickson Gracie, por ser o melhor lutador da familia e do mundo no momento, seria o representante natural, entretanto, desentendimentos pessoais entre os irmãos indisponibilizaram tal acontecimento, assim, o lutador escolhido por Rorion para representar a superioridade do GJJ não poderia ser outro: Royce Gracie, faixa-preta alto e magro, o homem ideal para provar que a técnica podia superar a força. A família se reuniu novamente para treinar e dar apoio a Royce. No evento, todos entraram com o tradicional trenzinho, um atrás do outro, mostrando que todos estavam unidos pelo mesmo ideal e mesmo que apenas um entrasse no ringue os outros estariam ali para ajudar e apoiar. Aconteceu o esperado pelos Gracie: Royce, mesmo mais leve que todos os participantes, chegando a ter disparidades de 30 kg, venceu todos eles por finalização; sagrou-se campeão do primeiro evento oficial do vale-tudo moderno, marcando uma época e chocando o mundo com a técnica do Gracie Jiu-Jitsu.

Desafio Judô vs Brazilian Jiu-Jitsu


Em 2003 no Japão, o campeão olímpico de Judô Hidehiko Yoshida aceitou o desafio contra Royce. A luta foi finalizada por Yoshida com uma técnica de estrangulamento e paralizada pelo Juiz quando Gracie amolecia os braços e antes que desmaiasse, pois se recusava a "bater". Assim que o árbitro paralisou a luta, Royce se levantou reclamando da decisão do árbitro e alegando que não estava sendo estrangulado. Havia começado aí uma rivalidade entre Yoshida e seus discípulos e os Gracie, que teve mais um episódio marcante quando em uma luta contra Shungo Oyama (um discípulo de Yoshida), Ryan Gracie aplicou uma chave de braço, mas Oyama acabou não desistindo e teve seu braço quebrado.
Devido a essa polêmica e à contestação dos Gracie, logo foi marcada a revanche. Na revanche, agora no Vale Tudo, Royce quebrou sua característica, da qual até então se orgulhava, e lutou pela primeira vez sem kimono ou Judogi. Com o elemento surpresa, terminou a luta em posição de vantagem, mas sem conseguir finalizar o oponente, único caso previsto de vitória, conforme a regra estipulada pelos próprios Gracie, resultando em empate. Deste modo o "match" terminou: 1 e meio para Yoshida (judo), vs. meio ponto para Royce Gracie (Brazilian Jiu Jitsu).
Assista a luta polêmica 

Royce na atualidade

Royce é uma lenda viva, um mito que marcou uma era, se tornou assim um grande produto da epoca. Tendo como maiores características a raça e a coragem, Royce enfrentou os melhores de sua época e, com muito suor e sangue, venceu a todos. Atualmente ele viaja pelo mundo ministrando semináriose diz que ainda não parou de lutar. Ele ainda luta, com menor freqüência, fazendo apenas uma luta por ano, em média, não está no caminho de cinturões e nem os busca, mas ainda dá um espetáculo da arte. Ele recebeu o convite de participar do UFC do Rio de Janeiro em 2011. E para orgulho de muitos fãs e em mais uma mostra que nasceu para desafios estuda a proposta com margem do que vai participar. A boatos que será sua aposentadoria, porém ele mesmo afirma que nem sabe quando vai se aposentar.


ENTREVISTA SENSEI SPOT TV











Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...