Jigoro Kano


Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Erro da Federação anula punição por doping de ouro olímpico no judô




Exame antidoping flagrou a judoca chinesa Wen Tong, mas erro formal de procedimento da FIJ (Federação Internacional de Judô) anulou sua suspensão por dois anos.
Campeã do peso-pesado (acima de 78 kg) na Olimpíada de Pequim-2008, Tong também conquistou a medalha de ouro no Mundial de Roterdã, em agosto de 2009, ocasião na qual cedeu amostra para o antidoping. Em setembro, o exame apontou a presença do broncodilatador clembuterol.

Tong inicialmente solicitou que a contraprova fosse feita, mas depois, orientada pela Associação Chinesa de Judô, desistiu do pedido.
A FIJ realizou o teste da amostra B, que também acusou a presença da substância proibida, em novembro.

Mas a federação não a informou da realização da contraprova e não ofereceu a ela a chance de acompanhar o procedimento ou de enviar um representante para isso.

O comitê executivo da FIJ suspendeu, em abril de 2010, Wen Tong por dois anos e cassou o título de Roterdã. Em julho, a chinesa recorreu à CAS (Corte de Arbitragem do Esporte) solicitando a anulação da suspensão.

Nesta terça-feira, a corte anunciou que "não houve violação do artigo 2.1.2 do Regulamento de Antidoping da FIJ de 2009", já que o resultado da contraprova não é válido para comprovar a amostra A. A CAS anulou a decisão de suspender a chinesa, que retomou seu título mundial.

"É a primeira vez que vejo a anulação de uma sentença por erro procedimental desta forma", afirmou o advogado Luciano Hostins, especialista em questões envolvendo doping. "Um pequeno detalhe anula a suspensão."

Membro da Wada (Associação Mundial Antidoping), o médico Eduardo de Rose, afirmou que a norma é clara para os casos de erro de procedimento. "Vou te confessar que não tenho conhecimento [de outro caso de anulação] porque o pessoal com quem trabalho não comete este tipo de erro."

Campeã nos últimos quatro Mundiais, Wen Tong, 28, contou com os mesmos advogados que recuperaram as medalhas dos lançadores de martelo Vadim Devyatovsky e Ivan Tikhon, prata e bronze em Pequim-2008, cujos exames apresentaram nível anormal de testosterona.
Substância é a mesma de Alberto Contador.

O broncodilatador clembuterol é um agente anabólico que aumenta a massa muscular. O ciclista Alberto Contador foi flagrado com a mesma substância e foi inocentado pela federação espanhola. O caso pode ir à CAS.








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...