“Foram quatro bronzes. Não me incomodo de continuar ficando em terceiro se a medalha de ouro estiver guardada para sair em Londres em 2012! Agora vou sair de férias para cuidar do meu corpo e descansar”, diz Sarah, de 20 anos, que ainda se recupera de luxação no dedo mínimo da mão direita sofrida em dezembro, em Tóquio. “Competi os dois últimos torneios sem estar no melhor da minha forma. Foi importante pois aprendi a treinar e lutar com dor, a suportar a adversidade, a me concentrar e ser mais tática. Com o dedo ainda sem fechar direito não conseguia segurar bem no quimono das minhas adversárias e enfrentando atletas como a Jossinet e Asami complica bastante”.
O Torneio de Paris é considerado pela comunidade judoca como um dos torneios mais importantes do mundo, ao lado de Olimpíadas e Mundial, e Sarinha não escondeu a emoção ao subir em um pódio tão especial.
“Ganhar medalha aqui é diferente mesmo. A torcida entende, grita, é demais”, disse peso ligeiro, que ‘fechou os ouvidos’ nas quartas-de-final, quando enfrentou a tricampeã de Paris e vice-campeã mundial e olímpica, a francesa Frederique Jossinet. Sarah venceu Jossinet no hantei por 2 x 1 (decisão dos árbitros após empate nos cinco minutos regulamentares e na prorrogação de três minutos) . “Vim para Paris para melhorar a minha quinta colocação do ano passado, o que é importante no ranking. Consegui meu objetivo”, concluiu.
Sarah venceu por wazari sua primeira luta contra Luz Alvarez (COL) e depois passou por Lisa Kearney (IRL) pelo mesmo placar. Depois de bater Jossinet nas quartas-de-final, Sarah foi imobilizada na semifinal pela campeã do mundo Haruna Asami (JPN), que venceu a categoria em Paris.
Também estiveram em ação em Bercy neste primeiro dia de combates os meio-leves Erika Miranda e Leandro Cunha. O vice-campeão mundial começou vencendo o francês Pierre Duprat por hantei (3x0) mas perdeu na fase seguinte diante do japonês Masaki Fukuoka. Erika Miranda também começou com vitória. Passou na primeira estréia por Cancan He (CHN) mas acabou derrotada por yuko (dois shido) pela belga Ilse Heylen, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.
No domingo (6/2) tem mais quatro brasileiros em ação: Mayra Aguiar (78kg) luta com Jennifer Kuijpers (NED); Tiago Camilo (90kG) pega o vencedor de Kirill Voprosov (RUS) e Dominique Schrinhofer (AUT) contra Mohamed El Assri (MAR). 50 judocas na chave. No meio pesado, Luciano Correa encara o vencedor de Cyrille Marret (FRA) e Cristian Schmidt (ARG) e o peso pesado Daniel Hernandes enfrenta Abubakr Rakhamanov (TJK).
Em 2010, o Brasil conquistou duas medalhas e três quintos lugares no Grand Slam de Paris com Leandro Guilheiro (ouro, 81kg), Tiago Camilo (bronze, 90kg) e os quintos lugares de Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg) e Luciano Correa (100kg).
Nenhum comentário:
Postar um comentário