Jigoro Kano


Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

FIJ promove controle de judogui mais severo



A Federação Internacional de Judô anunciou, durante o congresso técnico do Grand Slam de Paris, medidas para tornar o controle de judoguis ainda mais rígido. Há dois anos a medição das medidas do quimono são responsabilidade dos atletas e, caso ao entrar na área de competição elas não correspondam às regras, o atleta está automaticamente desclassificado do combate. Em Paris, o procedimento continua. Mas será ainda mais controlado.

O “sokuteki” (régua especial para medir as medidas e espessura do quimono) está à disposição de técnicos e atletas antes da entrada no corredor de espera dos combates. Ainda nessa “antesala”, um fiscal da organização controlará as dimensões das logomarcas de patrocinadores e bandeiras, bem como controle de identidade dos judocas. Assim, ao chegar na área, se houver qualquer coisa fora do padrão com o quimono, o judoca será desqualificado das disputas.


“O judô é o único esporte em que o equipamento do atleta, na verdade, é para uso de seu oponente. E é preciso oferecer a ele as condições ideais para desempenhar sua técnica”, diz o diretor esportivo da FIJ, Vladimir Barta.


“Estamos zelando pelo fair play em nosso esporte”, frisa o diretor de educação da FIJ, Mohamed Meridja.





Manoela Penna, de Paris






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...