quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Neve, inglês e judô: conheça a rotina dos quatro brasileiros no Canadá
O frio cortante e a neve em abundância na distante Montreal, no Canadá, são alguns dos maiores desafios enfrentados pelos quatro jovens judocas brasileiros que estão no gélido pais da América do Norte para um estágio de treinamentos e estudos de cerca de quatro semanas. Premiados na Copa Revelação de Judô Cidade de São Paulo pelo esforço que empreenderam em suas ainda curtas carreiras, a sulmatogrossense Ana Carla, a paulista Fernanda, o paranaense Henrique e o piauiense Fabricio vão vencendo as dificuldades que se apresentam como o idioma, a comida, as baixas temperaturas e os fortes treinamentos realizados com a equipe canadense de judô.
Passados os dez primeiros dias de viagem, nota-se no grupo uma mudança de postura. Mais confiantes e familiarizados com o dia-a-dia do canadense, vão criando seu próprio ritmo. Na escola de inglês, o impacto do primeiro dia de aula se diluiu durante a semana, seja pelo esforço dos professores em ajudar no aprendizado seja pelo empenho individual de cada um. Dispostos em salas de cerca de 12 alunos dos mais variados países, eles se esforçam para aprender algo que certamente lhes será útil num futuro próximo. É proibido falar em português nas dependências do prédio.
De segunda a sexta-feira, a rotina escolar tem inicio às 8:45 e segue até às 11:45 quando acontece um pequeno e único intervalo de quarenta e cinco minutos.As aulas são retomadas às 12:30 e se encerram às 14:30 quando todos retornam para o alojamento ou dirigem-se para o Centro Nacional de Judô Canadense . No Canadá, o almoço não é a refeição mais valorizada, portanto nesta faixa de horário a grande maioria da populacão faz apenas um rápido lanche. Para os brasileiros não é diferente. Seguindo uma lógica própria, cada atleta prepara o que será consumido no tempo vago. Normalmente em suas mochilas seguem um sanduíche natural ( pão de gluten, patê de frango ou atum, queijo ou presunto) uma fruta e um suco. Nos finais de semana, a escola oferece viagens e passeios para cidades vizinhas como Ottawa e a capital Quebec. Na próxima sexta, a programacão lista aula e pratica de snowboard.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário