Jigoro Kano


Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Copa do Mundo por Equipes transformará o judô em esporte coletivo


O judô é tradicionalmente um esporte individual, mas, tem o poder de se transformar em esporte coletivo quando chega a hora de competições como a Copa do Mundo por Equipes, que terá sua fase classificatória nos dias 23 e 24 de julho em Belo Horizonte e finais de 29 a 31 do mesmo mês na Bahia. A Copa do Mundo por Equipes reunirá oito das principais escolas do judô mundial: Brasil, Japão, Coréia, França, Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Portugal.

Mas, o que muda na cabeça de um judoca que está acostumado a competir todo o tempo buscando o resultado de maneira individual? Para o medalhista olímpico Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008, a mudança está na estratégia de luta.

“Na hora da luta você está sozinho na área de competição com o adversário, mas, o que diferencia o torneio por equipes de um campeonato tradicional é a estratégia. É preciso pensar na vitória coletiva, então, às vezes é mais válido lutar de maneira conservadora para garantar o ponto para sua equipe do que arriscar tudo e acabar ficando sem pontuar”, explica Leandro Guilheiro, que foi campeão do Grand Prix Nacional Interclubes com o Pinheiros, mas não tem título pela seleção num evento de equipes.

Para o judoca, o grande atrativo de uma competição por equipes é o espírito de união que contagia todos os atletas envolvidos.

“Já vi muito atleta de nível técnico inferior vencer em torneio de equipe justamente pela motivação de fazer parte de um grupo, de lutar por um objetivo coletivo. A torcida dos companheiros do lado de fora faz toda diferença”, conta Guilheiro, que terá como companheiros de equipe Leandro Cunha (-66kg), Alex Pombo (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Corrêa (+90kg), Walter Santos (+90kg) e Rafael Silva (+90kg).

Principal adversário dos brasileiros na competição, o Japão confirmou a presença de uma das suas maiores estrelas para a disputa da Copa do Mundo por Equipes. O bicampeão mundial Yasuyuki Muneta, de 29 anos, representará o país do sol nascente na categoria acima de 90kg. Além de Muneta, lutam o evento Masashi Kodera (-66kg), Tatsuaki Egusa (-66kg), Riki Nakaya (-73kg), Ryo Saito (-73kg), Masahiko Tomouch (-81kg), Masashi Nishiyama (-90kg) e Masaru Momose (+90kg).

O Brasil realizará pela primeira vez uma Copa do Mundo por Equipes. o país já recebeu praticamente todas as competições mais importantes da modalidade: Campeonato Mundial, Grand Slam, Copa do Mundo, Campeonato Pan-Americano, Campeonato Sul-Americano. A realização da Copa por Equipes visa credenciar o país para receber o Mundial por Equipes.

“Estamos no mesmo processo que fizemos com a Copa do Mundo individual, antes de receber o Grand Slam e a Copa do Mundo FIJ. Organizamos durante dois anos, em Belo Horizonte, uma competição de altíssimo nível, que reforçou perante a Federação Internacional de Judô a capacidade de organização do Brasil para eventos deste porte”, explica o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira. “Nosso objetivo maior é trazer para o Brasil o Mundial por Equipes”, acrescenta.

O Mundial por Equipes da FIJ, desde 2008, é realizado anualmente (antes ele existia a cada dois anos) e as melhores seleções de cada continente têm participação garantida. A FIJ tenta ainda, junto ao Comitê Olímpico Internacional, que a competição por equipes seja incluída no programa dos Jogos a partir de 2016.

Desde o maior campeonato Mundial Sênior da História, em 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil recebeu duas edições do Grand Slam da FIJ (2009 e 2010, no Rio) e da Copa do Mundo FIJ (2009, em Belo Horizonte, e 2010, em São Paulo). O contrato para os eventos da Federação Internacional de Judô, ambos contando pontos para a classificação olímpica e fazendo parte do Circuito Mundial, vai até 2012. O Brasil é ainda candidato a receber, em 2013, o Mundial Sênior, no Rio de Janeiro ou São Paulo. Em 2011, o Brasil pode receber ainda o Campeonato Mundial de Veteranos e Kata e foi indicado pela FIJ a sediar o Masters, competição que reúne os 16 judocas mais bem colocados no ranking mundial na temporada.


Fonte:Brasil Judô world Tour http://www.bjwt.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...