segunda-feira, 14 de junho de 2010
Canto é ouro em Lisboa. Camilo e Rafael são bronze
A seleção brasileira encerrou neste domingo (13) sua participação na Copa do Mundo de Lisboa (POR), etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô com quatro medalhas, sendo uma de ouro e três de bronze. O medalhista olímpico Flávio Canto (-81kg) ficou com o ouro ao bater na decisão o americano Travis Stevens por ippon. Tiago Camilo (-90kg) e Rafael Silva (+100kg) foram bronze. No sábado (12), Breno Alves (-60kg) já havia garantido uma medalha de bronze para o Brasil. O país terminou o evento na quarta colocação no quadro geral de medalhas, atrás de França, Portugal e Alemanha. A Copa do Mundo de Lisboa conta pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô. O ouro vale 100 pontos na lista, enquanto o bronze conta 40.
Somadas as medalhas conquistas na semana passada na Copa do Mundo de Madrid, o Brasil termina esta turnê pela Europa com oito medalhas, sendo três de ouro (Flávio Canto -81kg Lisboa/ Tiago Camilo -90kg Madrid / Rafael Silva +100kg Madrid), uma de prata (Hugo Pessanha -90kg Madrid) e quatro de bronze (Breno Alves -60kg Lisboa/ Flávio Canto -81kg Madrid / Tiago Camilo -90kg Lisboa / Rafael Silva +100kg Lisboa).
Flávio Canto fez uma campanha impecável para ficar com a medalha de ouro na Copa do Mundo de Lisboa. Foram cinco vitórias por ippon. Na estreia bateu o tcheco Josef Kopecky; na sequência o francês Vincent Boussiron e o italiano Matteo Marconcini. Na semifinal, Canto passou pelo japonês Takahiro Nakai. Na decisão, a vitória sobre o americano Travis Stevens foi especial, já que pela primeira vez Flávio Canto venceu o adversário.
Após o ouro em Madrid, Tiago Camilo garantiu o bronze em Lisboa. Esta é a quarta medalha do campeão mundial em copas do mundo desde que o Circuito Mundial foi criado pela FIJ em 2009. Assim como Canto, Tiago Camilo também ia fazendo uma campanha perfeita na competição. Após três vitórias por ippon (Christophe Van Dijck - BEL / Aberahmane Benamadi - ALG / Valentyn Grekov - UKR), Tiago acabou superado pelo francês Ludovic Gobert por ippon na semifinal. Na disputa do bronze, o brasileiro se recuperou e bateu o argelino Lyes Bouwakoub por ippon.
Rafael Silva também havia sido campeão em Madrid e, como Tiago, só foi parado na seminfinal. Rafael estreou com ippon sobre o russo Soslan Bostanov e, na rodada seguinte, vitória por wazari em Matjaz Ceraj, da Eslovênia. A derrota na semifinal foi por ippon para o francês bicampeão mundial Teddy Riner. Na luta pelo bronze, Rafael forçou três punições sobre o lituano Marius Paskevicius e ficou com a medalha.
A seleção feminina disputou a Copa do Mundo de Tallin, na Estônia, mas não conseguiu medalhas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário