Jigoro Kano


Páginas

domingo, 6 de março de 2011

Mais quatro ouros e uma prata no segundo dia do Pan



A seleção brasileira de judô conquistou neste sábado, em Guayaquil, no Equador, mais cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata na Copa Pan-Americana de Judô. O evento conta pontos para a classificação aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Com o resultado, o Brasil encerra a competição na primeira colocação do quadro geral de medalhas, com sete ouros, três pratas e dois bronzes.

Na noite deste sábado, Andressa Fernandes (52kg) venceu na final a medalhista olímpica Yanet Bermoy, de Cuba, por yuko no golden score. A vitória veio quando restavam apenas nove segundos para fim da luta. Na categoria até 57kg, Ketleyn Quadros venceu por ippon a venezuelana Flor Velasquez, também no golden score. No masculino, Daniel Moraes (60kg), que pela primeira vez defendeu as cores do Brasil numa competição, superou o venezuelano Javier Gedes por ippon. No leve (73kg), Marcelo Contini venceu por ippon o cubano Ronald Girones.

Na categoria até 48kg, Taciana Lima foi superada na decisão dos árbitros (hantei) pela cubana Dayaris Mestre. Já Luis Revite (66kg) acabou derrotado na repescagem, ficando fora da disputa de medalha.

Para a medalhista olímpica Ketleyn Quadros, o ouro na Copa Pan-Americana é um sinal de que o seu planejamento está dando certo.

"A minha categoria é forte no continente e termino esta competição com a certeza que fiz boas lutas", diz Ketleyn Quadros.

Após superar a medalhista olímpica Yanet Bermoy, Andressa Fernandes reconheceu que a vitória sobre a cubana foi especial.

"Estou muito feliz, pois sabia que ela uma adversária forte e que a luta seria dura. Já tinha enfrentado a Bermoy outras vezes e não tinha conseguido vencer. É uma vitória muito importante para mim", diz Andressa Fernandes, que antes da final recorreu ao departamento de estrategismo da CBJ para relembrar detalhes do confronto com a cubana no Grand Slam do Rio de Janeiro. "Eu não me lembrava dos pequenos detalhes da luta que havia feito com ela. Eu já tinha feito treinos específicos para o estilo da Bermoy em Santos, mas, com certeza, foi importante".

Calouro na seleção brasileira, Daniel Moraes estreou com o pé direito.

"Estava otimista, mas não sabia que ia ser uma estreia na seleção tão boa. Tinha me preparado para surpreender meus adversários, mas é só o começo. Tudo deu certo", afirma Daniel, que lembrou a importância de o Brasil ficar na frente de Cuba no quadro de medalhas. "A rivalidade com Cuba no judô e a mesma que o Brasil tem com a Argentina no futebol. Ficar em primeiro lugar no quadro de medalha é muito bom".

Depois de ficar longe dos tatames por um ano devido uma lesão, Marcelo Contini reencontrou neste sábado o caminho para um pódio internacional. Algo que não acontecia há dois anos.

"Estava precisando de uma vitória como esta para levantar minha alto estima. Ainda falta um pouco de confiança e hoje consegui impor meu judô e deu tudo certo", diz Marcelo Contini.

Lucio Mattos, de Guayaquil

                                                          VEJA MAIS FOTOS











Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...