Jigoro Kano


Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

São Paulo recebe neste sábado GP Paraolímpico


A capital paulista será sede neste sábado do torneio mais importante do judô paraolímpico nacional: o Grand Prix Infraero de Judô para cegos, que vai reunir mais de 170 atletas das categorias adulto, estudantil e iniciante, no Ginásio da Uniban, em São Paulo.

Com recorde de inscrição de atletas e instituições, o evento será o primeiro passo para definição de nomes que irão compor a seleção de judocas paraolímpicos.

“O Grand Prix é a competição mais importante do calendário nacional dos judocas paraolímpicos. Nela competem os melhores do Brasil, assim como jovens promessas. É interessante ver essa mescla. Os mais novos se estimulam e os mais experientes se renovam”, avaliou Jonas.

Os 170 atletas das 25 instituições são oriundos de 12 estados brasileiros. São Paulo tem a maior delegação, com 45 participantes. Rio de Janeiro vem com 38 competidores, seguido de Mato Grosso do Sul com 25.

Foco nas Mulheres

Além da presença de Antônio Tenório, quatro vezes campeão paraolímpico na categoria até 100 kg, a coordenação técnica aposta as fichas na presença das mulheres.

No último mundial da modalidade, em maio, na Turquia, a equipe feminina trouxe quatro medalhas sendo uma prata e três bronzes. O resultado foi expressivo: o maior número de pódios na história dos mundiais. Na ocasião, Lúcia Teixeira levou a prata, e Daniele Bernardes, Deanne Almeida e Victoria Santos garantiram o bronze.

Principal destaque brasileiro no Mundial, Lúcia Teixeira, da categoria até 57 kg, se dedica ao judô com treinos puxados, com mais de quatro horas de duração.

“Em semana de competição costumo me dedicar mais, com cuidados específicos. Estou com peso ideal, sem lesões e ansiosa por medalhas”, contou a judoca de 29 anos.

Medalhista de bronze na categoria até 48kg/B3 (atletas com baixa visão), a carioca Karla Cardoso coleciona títulos importantes como a medalha de prata nas Paraolimpíadas de Pequim e Atenas além do ouro no Parapan do Rio.

"Estou com as melhores expectativas para o Grand Prix, pois estou treinando bastante no meu clube, o Flamengo. Vou brigar por medalha" disse Karla, que treina diariamente com os técnicos André Silva e Rosicléia Campos.

Tanto empenho é justificado. A coordenação técnica de judô espera observar nomes que podem compor a seleção nacional de judô.

“Amanhã será o momento dos atletas mostrarem como estão tecnicamente. Vamos avaliar os desempenhos de olho em nomes para a seleção”, informou Jonas.

Os judocas destaques desta edição são Halyson Boto (até 66 Kg); Denis Rosa (até 73 Kg); Magno Gomes (até 66 Kg);Rogério Santos (até 60 Kg);Roberto Julian (até 90 Kg); Alexandre Silva (+ 100 kg); Antônio Tenório (-100 Kg); Karla Cardoso (48 kg) Lucia Teixeira (57 kg); Daniele Bernardes (63 kg); Deane Almeida (+ 70 kg); Victoria Santos (70 kg).

O Grand Prix será realizado pela segunda vez após o acordo de patrocínio firmado entre o CPB e a Infraero. A parceria consiste em um investimento total de R$ 500 mil, especificamente utilizados no judô paraolímpico. A verba será destinada à preparação da Seleção Brasileira permanente, a participação em Mundiais, além da realização de competições nacionais.

Grand Prix Infraero de Judô para cegos
Local: Ginásio da Faculdade Uniban (Rua Maria Cândida, 1.813, Vila Guilherme, São Paulo – SP)
Data: 7/8/2010 (sábado)
Horário: Das 9h às 18h

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...