Jigoro Kano


Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Brasil conquista três medalhas em Budapeste e Viena




O domingo de carnaval foi dourado e prateado para o judô brasileiro. Mayra Aguiar (-78kg) conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria. Mayra bateu na final a japonesa Tomomi Okamura por ippon. Já na Copa do Mundo de Viena, em Budapeste, Luciano Corrêa (-100kg) e Walter Santos (+100kg) ficaram com a prata. Com estes resultados, Mayra Aguiar soma 100 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô, enquanto Luciano e Walter acumulam 60 pontos. O bom desempenho dos judocas também colocaram o Brasil entre as principais nações no quadro de medalhas nas duas competições. Em Budapeste, o país ficou em segundo lugar, entre 32 países, atrás apenas do Japão. Já em Viena, onde haviam 35 países inscritos, os homens terminaram na quarta colocação geral.

No caminho para a medalha de ouro, Mayra venceu Anny Cortez, da Colômbia, por ippon; Catherine Roberge, do Canadá, por ippon; Ruika Sato, do Japão, por wazari; e Abigel Joo, da Hungria, por ippon.

Campeão mundial em 2007 e um dos atletas mais regulares da seleção, Luciano Corrêa (-100kg) voltou ao pódio em competições internacionais. Luciano ficou com a medalha de prata na Copa do Mundo de Viena ao ser superado na final por ippon pelo japonês Kaihan Takagi. Luciano fez quatro lutas pela fase classificatória. Na estreia venceu por yuko o japonês Daisuke Kobayashi. Na sequencia, ippon no italiano Gianluca Giaccaglia. As duas lutas seguintes foram conta franceses. Na terceira rodada, wazari em Maxime Clement e na semifinal ippon em Christophe Humbert.

A outra prata em Viena veio com Walter Santos (+100kg). O peso pesado brasileiro só foi parado na final pelo japonês Hiroki Tachiyama por wazari. Nas quatro lutas anteriores foram três ippons e um wazari. Na primeira rodada Walter venceu por ippon Vladut George Simionescu, da Romênia. Depois, passou por ippon pelo tcheco Libor Uhlik. Na terceira fase, garantiu a vitória com um wazari no japonês Masaru Momose. Nas semi, ippon em Kazuhiko Takahashi.

Aos 18 anos, esta é a segunda medalha de ouro de Mayra Aguiar em copas do mundo disputadas na Europa. Em 2008, nos torneios que antecederam os Jogos Olímpicos de Pequim, a brasileira foi a única atleta da delegação da modalidade a subir no lugar mais alto do pódio.

Para a técnica da seleção feminina, Rosicléia Campos, Mayra esteve impecável neste domingo.

"Mayra não deu chances para a japonesa na final e teve atitude desde o primeiro segundo. Ela é extremamente competidora e luta muito concentrada, com traquilidade e equilíbrio. Isto faz toda a diferença. A atuação dela nesta copa do mundo foi impecável", diz Rosicléia Campos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...