O mongol Dolgorsuren Dagvadorj, conhecido no Japão como Asashoryu, anunciou sua aposentadoria do sumô. A retirada do controverso lutador, um dos poucos da modalidade que ostentava o título de yokozuna (grande campeão), foi motivada pela repercussão de uma briga que protagonizou em um bar de Tóquio em janeiro.
“Estou deixando o esporte. Já causei muitos problemas. Agora eu já tenho isso [a aposentadoria] muito claro na cabeça”, disse Asashoryu, em seu pronunciamento oficial.
O incidente em questão aconteceu no dia 16 de janeiro. Na ocasião, o lutador, que estaria bêbado, quebrou o nariz de uma pessoa. O caso não foi o primeiro da carreira de Asashoryu, que recentemente ganhou a 25ª Copa do Imperador e é o terceiro maior vencedor do torneio na história.
Conhecido pela fama de arrogante, o lutador mongol certa vez pediu dispensa de uma competição alegando lesão e foi visto jogando futebol em seu país natal. Em outra oportunidade, foi fotografado disputando uma partida de golfe com amigos antes de uma competição, o que não é permitido.
Com isso, seu grande rival Hakuho, nome japonês do também mongol Munkhbat Davaajargal, torna-se a estrela solitária do sumô. O lutador passa a ser, com a saída de Asashoryu, o único a ostentar o título de yokozuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário