O brasileiro Leandro Guilheiro conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Paris de Judô, disputado neste fim de semana. Neste domingo, ele venceu a final contra Levan Tsiklauri, da Geórgia, e conquistou o único título do Brasil na competição, que ainda teve mais um pódio, com Tiago Camilo faturando o bronze.
O resultado foi brigado para Guilheiro, duas vezes medalhista de bronze nas Olimpíadas. Ele teve de levar a luta para o golden score e só então faturou o ouro sobre o rival georgiano.
O brasileiro foi campeão sobre Tsiklauri na categoria até 81 kg, vencendo todas as suas seis lutas: ele bateu, respectivamente, o alemão Nick Hein, o húngaro Sandor Nagysolymosi Jr , Srdjan Mrvaljevic, de Montenegro, o macedônio Sergiu Toma e o judoca da casa Antoine Jeannin antes da final.
Já Tiago Camilo teve tarefa complicada para tentar chegar à final, e parou na semi, garantindo mais uma medalha na carreira, com o bronze. Ele enfrentou nesta fase o terceiro melhor judoca do ranking na categoria até 90 kg, Dilshod Choriev, e foi derrotado.
Antes disso, ele venceu Jovani Augustin, das Ilhas Maurício, o suíço Dominique Hischier e o russo Dmitry Gerasimenko para atingir a semifinal da competição.
Outro bom resultado deste domingo veio com Luciano Correa, que ficou próximo da medalha na categoria até 100 kg. Ele conquistou a quinta colocação após cair nas quartas de final, quando enfrentou o alemão Dimitri Peters. Antes disso, o judoca triunfou duas vezes no torneio parisiense.
Ainda entre os homens, Nacif Elias (-81 kg), teve início facilitado, por entrar na chave como bye, já na segunda rodada. Ele venceu German Velazco (PER), mas perdeu para Levan Tsiklauri, da Geórgia.
Entre os pugilistas de mais de 100 kg, o Brasil foi representado por Walter Santos, que venceu seu primeiro combate, contra o holandês Benjamin Leeuwaarde, mas encarou o sul-coreano Sung-Min Kim em seguida e foi eliminado.
As duas mulheres que foram ao tatame neste último dia em Paris pararam na segunda rodada. Mayra Aguiar (-78 kg) bateu Raquel Prieto, da Espanha, mas caiu diante da francesa Lucie Louette. Já Maria Suelem Altheman (+78 kg) iniciou o torneio como bye, diretamente na segunda rodada, e não passou por Na-Young Kim, da Coréia do Sul.
No primeiro dia do Grand Slam, o Brasil teve como melhores resultados duas quintas colocações, ambas no feminino. As judocas Sarah Menezes e Erika Miranda foram responsáveis pelo feito, ao chegarem às quartas de final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário