Jigoro Kano


Páginas

sábado, 20 de março de 2010

Brasil sete vezes no pódio no primeiro dia dos Jogos Sul-Americanos



O judô brasileiro terminou o primeiro dia de disputas nos tatames do Coliseo de Combate do Complexo Esportivo Atanasio Girardot com sete medalhas (três de ouro, uma de prata e três de bronze). Nesta sexta-feira, dia 19, os judocas foram responsáveis pela conquista da primeira medalha de ouro para o Brasil na competição, com Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida na apresentação de Katame - No - Kata (técnica de solo). Além da dupla, Rafael Siva (+100kg) e Leonardo Leite (-100kg) também venceram seus combates e ficaram como o ouro em suas categorias. Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida também conquistaram a prata no Nague - No - Kata (técnica de projeção); enquanto que Eduardo Santos (-90kg), Priscila Marques (+78kg) e Glaucia Lima (-70kg), ganharam medalhas de bronze.



Bicampeão das Olimpíadas Universitárias, Rafael Silva, de apenas 22 anos, comemorou o título com a certeza de que está trilhando o caminho certo para alcançar o sonho de disputar os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e os Jogos Olímpicos Londres 2012. A vitória, por ippon, sobre o colombiano Luis Salazar não deixou dúvidas sobre a sua atuação.

"Estou apenas começando a minha carreira internacional, mas acho que tenho condições de lutar por uma vaga em Guadalajara 2011 e Londres 2012. Venho evoluindo degrau por degrau. Agora é fazer um bom Grand Slam, no Rio e depois competir bem em Lisboa e Madri, em junho", garante Rafael, ansioso pelas disputas importantes dos próximos meses. Para ele, Medellín 2010 representou uma excelente etapa de treinamento. "Os países sul-americanos estão evoluindo a cada competição. Por isso, devemos estar sempre bem preparados para nos mantermos acima dos demais", completou.



Diferente de Rafael, o experiente Leonardo Leite, de 31 anos, que venceu o também colombiano Camilo Avila (por ippon), procura consolidar sua carreira na Seleção Brasileira e também pretende utilizar as competições internacionais do calendário de 2010 visando aos Jogos Pan-americanos e Olímpicos no Ciclo, que se encerra em 2012.

"Temos várias disputas importantes pela frente. Grand Slam no Rio de Janeiro; Copa do Mundo em São Paulo; além de torneios na Espanha, em Portugal e na Rússia. Já estou bem rankeado, mas vou treinar forte e darei o máximo para somar o maior número de pontos e melhorar a minha posição no ranking", revelou Leonardo, que tem como companheiro de Seleção o campeão mundial Luciano Corrêa, na mesma categoria.



Primeira medalha de ouro - A conquista da dupla formada por Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida, que superou os colombianos Luis Gabriel Cuartas e Gatenferd Ramirez (145 a 140), no Katame - No - Kata (técnica de solo) marcou o início da trajetória do Time Brasil em busca da hegemonia esportiva no continente sul-americano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...