Jigoro Kano


Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

CBJ inicia sistema de cadastramento - 29/03/2010



A Confederação Brasileira de Judô dá início nesta semana a um novo sistema de cadastramento dos judocas de todo o país. O sistema, chamado de Hajime, deverá estar em plena atividade dentro de dois meses. Nesta primeira fase, haverá um cadastro de clubes/academias, que passarão a cadastrar os seus respectivos atletas.

O cartão de identificação será necessário para todas as competições nacionais, sendo adotado primeiro em eventos de categoria de base. Com ele será possível confirmar a participação no evento, credenciamento e pesagem, tudo através de um número de identificação específico por associado.

A nova identificação terá selos que corresponderão à graduação do judoca. O cartão será emitido na CBJ e enviado diretamente para o atleta. Os selos poderão ser trocados nas federações, a cada promoção de faixa.

"Um módulo definido como controle da prática, dentro do sistema, fará o controle de carências dentro de cada grau, indicando ao professor o período correto para a aplicação do exame de faixa", diz Fábio Vasconcelos, responsável pelo setor de tecnologia da informação da CBJ.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Resultado Copa São Paulo









Lucas Ribeiro Mendes Juvenil Leve Campeão
Yan Gonçalves Cunha Infanto Juvenil M-Leve Vice-Campeão
Kaue S. Guilherme Infanto Juvenil S-ligeiro Vice-Campeão
Nayara H . Sarracine Pre-Juvenil Pesado Vice-Campeã
Rafael B. Freitas Pre-Juvenil Ligeiro Terceiro Lugar

Agradecemos a Prefeitura de Mairiporã que através do Prefeito
Antônio Aiacyda e a Secretaria de Educação Leila Aparecida Ravazio
Nos ajudou a estar la, muito obrigado de toda familia Judô Carrão


Associação de Judô Vila Carrão fica em 18 entre as 77 agremiações



quarta-feira, 24 de março de 2010

Seleção sub-20 e 17 é bronze em Desafio na Alemanha - 24/03/2010



A seleção brasileira sub-17 e sub-20 segue na Alemanha, onde nesta quarta-feira disputou um Desafio Internacional contra Japão, Kazaquistão e Alemanha. A nova geração de judocas ficou na terceira colocação, ao bater o Kazaquistão por 6 confrontos a 3.

O amistoso foi disputado com equipes mescladas. Na primeira rodada, cada equipe atuou com 14 atletas, e o placar foi 9 a 3 para a Alemanha. Na outra chave, o Japão atropelou o Kazaquistão por 12 a 0.

Com isto, a seleção encerra as atividades em Bad Blankemburg com as equipes sub-20 e sub-17 feminina. Nesta quarta-feira o grupo segue para a segunda etapa da viagem. Os atletas sub-20, masculino e feminino, vai pra Coimbra/POR, participar de mais um Torneio e Treinamento de Campo Internacional.

Paralelo, todo o sub-17 vai para Kaiserslautern, na Alemanha. A equipe participa de treinamentos em Kaiserslautern e cidades próximas como: Speyer e Rüsselssheim. No sábado disputam uma competição regional na cidade de Daun.

terça-feira, 23 de março de 2010

Golpes de Judô na MMA

Veja vídeo com melhores momentos da final do Desafio em Betim - 23/03/2010

Ranking Internacional de Arbitragem pela International Judô Federation FIJ

Edison Minakawa Brasil

FIJ cria regulamentação do judogi - 23/03/2010



A Federação Internacional de Judô divulgou em seu site um documento de regulamentação do judogi, que deverá ser aplicado a partir de 2011. Assuntos como medida, gola, tamanho da faixa, tipo de tecido, são abordados. Além da criação de uma etiqueta que dará a homologação do equipamento.

Documento Original FIJ

Tradução do Documento


Judogi REGULAMENTO
Caro Sr. Presidente,
Este é apenas o de informar e lembrar, que desde o início do
Jogos Olímpicos de Qualificação / partida com o Grand Prix em Tunis /
Apenas os atletas vestindo a judogi feitos pelos fornecedores IJF Oficial
será permitida a participação nas competições oficiais da FIJ.
Com relação ao acima exposto, o judogi deve estar em conformidade com a actual
regras de etiqueta (com borda cinza podem ser anexados) ou a futura regulamentação,
obrigatoriamente aplicada a partir de 01/01/2011
(etiqueta com borda azul e código óptico-).
Pesquisar por favor, em anexo a lista de fornecedores IJF oficial:
Green Hill GmbH
MIZUNO Corporation
Double D
SFJAM - NORIS FRANÇA
Jean-Luc ROUGE Haruki Uemura
FIJ FIJ Diretor de Desenvolvimento Diretor de Esportes

sábado, 20 de março de 2010

Base tem primeiro desafio na Europa



A equipe de base do Brasil, que se encontra na Alemanha, já está pronta para seu primeiro desafio, o Open masculino Sub 20 e Sub 17 de Bremen. A competição acontecerá neste fim de semana e reunirá 920 atletas, em impressionantes oito áreas de competição. Enquanto isso, no Torneio de Thuringia, as equipes femininas também entram no tatame. Serão seis áreas e 600 atletas de diversos países, como Canadá, Japão, Kazaquistão, Belgica, Holanda, Croácia e Alemanha.

Todos os combates em Thuringia acontecerão no sábado sub17 e sub20, no Landerssportchule Bad Blankenburg

"Muitas atletas estão na seleção pela primeira vez e está sendo muito para elas essa experiência. Esperamos bons resultados", diz a treinadora Andrea Berti.

Brasil sete vezes no pódio no primeiro dia dos Jogos Sul-Americanos



O judô brasileiro terminou o primeiro dia de disputas nos tatames do Coliseo de Combate do Complexo Esportivo Atanasio Girardot com sete medalhas (três de ouro, uma de prata e três de bronze). Nesta sexta-feira, dia 19, os judocas foram responsáveis pela conquista da primeira medalha de ouro para o Brasil na competição, com Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida na apresentação de Katame - No - Kata (técnica de solo). Além da dupla, Rafael Siva (+100kg) e Leonardo Leite (-100kg) também venceram seus combates e ficaram como o ouro em suas categorias. Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida também conquistaram a prata no Nague - No - Kata (técnica de projeção); enquanto que Eduardo Santos (-90kg), Priscila Marques (+78kg) e Glaucia Lima (-70kg), ganharam medalhas de bronze.



Bicampeão das Olimpíadas Universitárias, Rafael Silva, de apenas 22 anos, comemorou o título com a certeza de que está trilhando o caminho certo para alcançar o sonho de disputar os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e os Jogos Olímpicos Londres 2012. A vitória, por ippon, sobre o colombiano Luis Salazar não deixou dúvidas sobre a sua atuação.

"Estou apenas começando a minha carreira internacional, mas acho que tenho condições de lutar por uma vaga em Guadalajara 2011 e Londres 2012. Venho evoluindo degrau por degrau. Agora é fazer um bom Grand Slam, no Rio e depois competir bem em Lisboa e Madri, em junho", garante Rafael, ansioso pelas disputas importantes dos próximos meses. Para ele, Medellín 2010 representou uma excelente etapa de treinamento. "Os países sul-americanos estão evoluindo a cada competição. Por isso, devemos estar sempre bem preparados para nos mantermos acima dos demais", completou.



Diferente de Rafael, o experiente Leonardo Leite, de 31 anos, que venceu o também colombiano Camilo Avila (por ippon), procura consolidar sua carreira na Seleção Brasileira e também pretende utilizar as competições internacionais do calendário de 2010 visando aos Jogos Pan-americanos e Olímpicos no Ciclo, que se encerra em 2012.

"Temos várias disputas importantes pela frente. Grand Slam no Rio de Janeiro; Copa do Mundo em São Paulo; além de torneios na Espanha, em Portugal e na Rússia. Já estou bem rankeado, mas vou treinar forte e darei o máximo para somar o maior número de pontos e melhorar a minha posição no ranking", revelou Leonardo, que tem como companheiro de Seleção o campeão mundial Luciano Corrêa, na mesma categoria.



Primeira medalha de ouro - A conquista da dupla formada por Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida, que superou os colombianos Luis Gabriel Cuartas e Gatenferd Ramirez (145 a 140), no Katame - No - Kata (técnica de solo) marcou o início da trajetória do Time Brasil em busca da hegemonia esportiva no continente sul-americano.

Brasil bate Grã-Bretanha e é campeão do Desafio Internacional em Betim - 20/03/2010



A seleção brasileira de judô faturou neste sábado a edição do Desafio Internacional de Judô, na cidade de Betim, em Minas Gerais. O Brasil venceu por 6 lutas a 0 a Grã-Bretanha na decisão, com vitórias de Davi Moura (+100kg), Luciano Corrêa (-100kg), Flávio Canto (-81kg), Marcelo Contini (-73kg), Leandro Cunha (-66kg) e Breno Alves (-60kg). A medalha de bronze ficou com a França, que superou a Portugal por 4 a 1.

Antes da decisão, a seleção superou na semifinal a França por 4 lutas a 1. O Brasil entrou no tatame com o jovem peso-pesado Davi Moura. Aos 22 anos, Davi teve a primeira chance na equipe, e empatou o confronto com Mathieu Thorel. Na segunda luta, Luciano Corrêa vence por ippon Anthony Laignes. Os franceses empataram em 1 a 1 com uma vitória por ippon de Vicent Boussiron em Tiago Camilo. Longe dos desafios desde abril de 2009, Flávio Canto levou 56 segundos para aplicar uma chave de braço em Maxime Aminot. Marcelo Contini passou por Ronald Alger por ippon, assim como Leandro Cunha por David Czukiewycz. Um empate entre Breno Alves e Lilian Barreyre fechou a seminfinal.

Na decisão, Davi Moura abriu o placar com ippon em Michael Horley. Luciano Corrêa voltou a vencer, desta vez por yuko, Jermaine Mcintosh. Após empate entre Tiago Camilo e Andrew Burns, Flávio Canto marcou 3 a 0 para o Brasil com ippon em David Groom. A vitória brasileira foi confirmada com wazari de Marcelo Contini em David Gosiewiski. Completaram o confronto Leandro Cunha, batendo por yuko Jean-Rene Badrick e Breno Alves superando por ippon Nathon Burns.

“Eu adoro competição por equipe e agradeço à comissão técnica da CBJ que me convocou no último instante para este Desafio. Levar o judô e seus ídolos para outras cidades é fundamental, pois nesta arquibancada podem estar futuros atletas da seleção. Lembro que o momento em que mais fiquei motivado foi quando fui num torneio onde o Aurélio Miguel estava. A equipe está de parabéns pela vitória e pela forma como encarou o Desafio”, diz o medalhista olímpico Flávio Canto.

Davi Moura classificou a semana como a mais importante da carreira.

“Além de estar pela primeira vez na seleção, me formei sargento do Exército ao lado do Flávio Canto e Marcelo Contini. Com certeza é um sonho estar na seleção. Pois desde criança eu pratico judô ao lado do meu pai, Fenelon Muller, que treino visando meu espaço”, afirma Davi.

Para o técnico da seleção brasileira, Luiz Shinohara, manter os atletas em ritmo de competição é fundamental.

“Este clima criado nos Desafios ajuda muito os atletas, que se tornam um grupo. Quando a gente for disputar um Mundial por Equipes, por exemplo, chegaremos em vantagem, pois estamos acostumados a competir neste formato”, comenta.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ketleyn Quadros será porta-bandeira nos Jogos Sul-Americanos - 18/03/2010



A judoca Ketleyn Quadros, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, será a porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-americanos Medellín 2010, nesta sexta-feira, dia 19. Primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica em disputa individual, Ketleyn estará à frente dos atletas brasileiros na abertura do evento, que acontece a partir das 21h (horário de Brasília), no Estádio Atanasio Girardot.

Nesta sexta-feira, a atleta terá o prazer de carregar a bandeira brasileira durante a abertura dos Jogos. No sábado, ela dará início à sua trajetória dentro da competição em busca de medalhas, no Coliseo de Combate do Complexo Esportivo Atanasio Girardot. As disputas nos tatames terão início às 11h (horário de Brasília).

“Para mim é uma honra muito grande poder entrar no estádio carregando a bandeira brasileira. Será uma emoção especial”, garante Ketleyn, de 22 anos, nascida no Distrito Federal e que treina e reside em Belo Horizonte.

Time Brasil - Com uma delegação formada por 562 atletas, o Brasil terá em Medellín 2010 seu maior contingente de participantes em uma competição fora do país (700 pessoas, incluindo oficiais). A competição representa uma importante etapa da preparação visando aos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Atletas tem dia especial com crianças em Betim - 18/03/2010



Oito judocas que disputarão o Desafio Internacional de Judô tiveram uma experiência especial nesta quinta-feira. No ginásio do Teresópolis, em Betim, 200 crianças de projetos sociais da prefeitura estavam esperando ansiosas para estarem por alguns momentos com seus ídolos. Participaram Leandro Guilheiro, Nacif Elias, Hugo Silva (Portugal), Diogo César (Portugal), Jermaine Macintosh (Grã-Bretanha), Jean-Rene Badrick (Grã-Bretanha), Thorel Matthiel (França) e Laigne Anthony (França).

Após uma abertura com Leandro Guilheiro falando em nome dos judocas, os atletas fizeram uma pequena apresentação com técnicas. Depois foi a hora da garotada ter a chance de tocar nos ídolos e brincar de judô. Com muito bom humor, os atletas deixavam ser derrubados ou levantavam as crianças. Nacif até se arriscou no solo.

"Esse contato é muito importante para a gente. Acho que, na verdade, os privilegiados somos nós, pois essa energia é especial. Quando era criança, tive esta mesma oportunidade e lembro que foi a partir de um autógrafo do Aurélio Miguel que passei a me dedicar ao judô. Poder tocar o seu sonho é algo inesquecível", conta Leandro Guilheiro.

O português Diogo César tem um trabalho social com 600 crianças carentes em Lisboa. A chance de conhecer crianças brasileiras que, através do judô podem ter uma vida melhor, emocionou o judoca.

"Se a criança está no judô, fica longe do crime, das drogas. Um dia tenho certeza que elas estarão no tatame em nosso lugar", conta.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Curso de Árbitros Novos e Regionais

Seleção estreia nesta sexta nos Jogos Sul-Americanos - 18/03/2010



A seleção brasileira de judô estreia nesta sexta-feira (19) nos Jogos Sul-Americanos de Medelin, na Colômbia, etapa importante na preparação da equipe para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Glaucia Lima (-70kg), Stefani Luppetti (-78kg), Priscila Marques (+78kg), Eduardo Santos (-90kg), Leonardo Leite (-100kg) e Rafael Silva (+100kg) serão os primeiros judocas em ação no evento. O Brasil também será representado nos Jogos por Catiere Toledo (-44kg), Daniela Polzin (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Laisa Santana (-63kg), Ricardo Ayres (-60kg), Luis Revite (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg) e Rodrigo Luna (-81kg).

"A competição será de alto nível, principalmente no feminino. Argentina, Colômbia e Venezuela estão bem fortes em algumas categorias", comenta a técnica da seleção feminina, Rosicléia Campos.

O ligeiro Ricardo Ayres, que faz sua estreia em jogos sul-americanos, está motivado.

“Cheguei da Europa com uma nova visão do judô, após treinar com os melhores do mundo. Viajo bem consciente do meu papel na equipe e estou confiante para conquistar um bom resultado. Com certeza os Jogos Sul-Americanos são importantíssimos, pois tem grande visibilidade”, diz Ricardo Ayres.

Além de Rosicléia Campos, a comissão técnica em Medelin será formada pelo chefe de delegação Pedro Sinohara, o médico Breno Shor, a fisioterapeuta Roberta Mattar, a nutricionista Gisele Lemos, e o treinador Amadeu Moura (masculino).

O Brasil será representado por um total de 557 atletas nos Jogos Sul-americanos. Ao todo, incluindo os oficiais, membros de comissões técnicas, médicos, massagistas e fisioterapeutas, o Comitê Olímpico Brasileiro levará cerca de 700 pessoas para Medellín. O Brasil participará de 37 modalidades.


PROGRAMAÇÃO

19 de março
9:30h - Cerimonia de abertura
10h - Campeonato de katas masculino
14h - Competição masculino - 90 kg, -100 kg e + 100 kg. Feminino -70 kg, 78 kg e + 78 kg
17h - Finais e premiação

20 de março
10h - competição masculino -66 kg, -73 kg e -81 kg. Feminino -52 kg, -57 kg e -63 kg.
17h - Finais e premiação

21 de março
10h - competição masculino - 55 kg, -60 kg e absoluto. Feminino -44 kg, -48 kg e absoluto.
17h - Finais e premiação

22 de março
Campeonato por equipes
10h - Eliminatórias
17h - Finais e premiação

Luiz Shinohara apresenta seminário técnico em Vitória - 18/03/2010


Na noite de segunda-feira, em Vitória, o técnico da seleção brasileira de judô, Luiz Shinohara, apresentou um seminário técnico promovido pela CBJ e a Federação de Judô do Espírito Santo.

O encontro teve a participação de 20 professores, de diversas gerações e escolas de Judô. Nele foi apresentado o atual formato organizacional da comissão técnica do Brasil, discutidas as influências das novas regras da FIJ em relação ao treinamento e à competição e os intercâmbios internacionais. Houve também uma parte dedicada a inserção da preparação física no treino individualizado de cada atleta, apresentada pelo preparador físico da seleção, Marcus Albuquerque.

Atletas visitam projeto social nesta quinta-feira em Betim - 17/03/2010



Nesta quinta-feira (18), às 14h30min, cada uma das quatro nações que disputarão no sábado o Desafio Internacional de Betim entre Brasil, França, Portugal e Inglaterra terão a oportunidade de conhecer 200 crianças do Projeto Social de Betim “Viva o Esporte para Todos” da Secretaria Municipal de Esportes (Seme). Estarão presentes cinco representantes de cada delegação, que se apresentarão para crianças e adolescentes de diversas idades e classes sociais de Betim. O encontro acontecerá no ginásio do Complexo Esportivo Riccardo Medioli (Dulce Brandão, 52, bairro Jardim Teresópolis).

Por meio de escolas, o “Viva o Esporte para Todos” leva esporte e lazer a todas as regiões em Betim. No total são 20 unidades esportivas que disponibilizam gratuitamente as aulas.

São oferecidas 24 modalidades. Além do judô, estão iniciação esportiva, futsal, futebol de areia, voleibol, basquete, handebol, bicicross, mountain bike, ginástica artística e estética, forró, dança do ventre, hidroginástica, capoeira, taekwondo, jiu jitsu, luta olímpica, boxe, atletismo, rapel, leparkour, natação, caminhada orientada e atividade física adaptada para pessoas com deficiência.

Base embarca para Europa - 17/03/2010



Os judocas vencedores da seletiva das categorias Sub 17 e Sub 20 para o Campeonato Pan-Americano, realizada em São Paulo, em fevereiro, embarcam nesta quarta-feira para um período de 18 dias de treinamento de campo e competições na Europa. Esta é a maior delegação de base enviada para o exterior. Os jovens judocas irão disputar os torneios de Thuringia (GER), Bremen (GER) e Coimbra (POR).

Além deles, viaja também Henrique Silva (-81kg Sub 20), pelo programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Brasileiro. Henrique foi vice-campeão mundial Sub 17 em 2009, classificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude 2010.

"A CBJ está dando a devida importância que a categoria de base precisa. São atletas em processo de formação para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016 e o judô brasileiro não pode perder a qualidade de atletas que são formados a todo tempo. O único jeito de se ter um judô renovado e com atletas prontos para assumir posições na seleção principal é dando a eles experiência internacional", diz Luiz Romariz, coordenador técnico de categorias de base da Confederação Brasileira de Judô.

A equipe Sub 17 e Sub 20 masculina participará de competição e treinamento de campo em Bremen. Enquanto isso, em Thuringia, fazem as mesmas atividades as equipes femininas. No dia 25, os atletas Sub 20 viajam para Coimbra, onde voltam a competir e fazem outro treinamento de campo. No mesmo período os atletas Sub 17 embarcam para Kaiserslautern, próximo a fronteira da França. Esta previsto mais um treinamento no local e também um Desafio Internacional contra equipes da Alemanha.


Confira a lista dos convocados:


Sub 20 Masculino
-55kg Sergio Yoshimura BA
-60kg Allan Kuwabara SP
-66kg Walbercy Aiva RJ
-73kg Lucas Almeida DF
-81kg Guilherme Cordeiro RJ
-90kg Raphael Warzee SP
-100kg Jonas Inocêncio SP
+100kg Daniel Sousa SP

Sub 17 Masculino
-50kg Leonardo Tavares RJ
-55kg Alessandro Machado RS
-60kg Nícolas Santos SP
-66kg Ricardo Santos SP
-73kg Gustavo Assis MG
-81kg Eduardo Gonçalves PR
-90kg Gabriel Souza SP
+90kg Tiago Bastos SP

Sub 17 Feminino
-40kg Laís Lessa AL
-44kg Nathália Mercadante SP
-48kg Alexia Castilho RS
-52kg Flávia Rodrigues SP
-57kg Beatriz Nery SP
-63kg Flávia Gomes* SP
-70kg Beatriz Oliveira SP
+70kg Sibilla Faccholli SP

Sub 20 Feminino
-44kg Águeda Silva SP
-48kg Nathália Brígida MG
-52kg Eleudis Valentim SP
-57kg Rafaela Silva RJ
-63kg Fernanda Peinado SP
-70kg Nadia Merli SP
-78kg Beatriz Mendonça RJ
+78kg Samanta Soares SP

* Solidariedade Olímpica - Preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude Singapura 2010

-63kg sub17 Flávia Gomes SP
-81kg sub20 Henrique Silva SP

quarta-feira, 17 de março de 2010

Tiago e Leandro visitam Mosteiro Zen Budista - 16/03/2010



Os principais objetivos do judô são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada. Visando isto, os medalhistas olímpicos Tiago Camilo e Leandro Guilheiro estiveram nesta terça-feira no Mosteiro Zen Budista do Morro da Vargem, em Vitória. Os atletas aproveitaram a brecha na pesada agenda de treinos na capital capixaba para conhecer o lugar, um dos pontos turísticos do estado.

O Mosteiro foi fundado em 1974. A atividade monástica é cotidiana e ininterrupta, seguindo a tradição dos ancestrais mosteiros japoneses.

Foto de Tatianna Amaya.

terça-feira, 16 de março de 2010

O maior Judoca Brasileiro de todos os tempos!




Entrevista publicada na Revista Pegada – Edição 14

Aurélio Miguel

Nome: Aurélio Fernandez Miguel
Naturalidade: São Paulo - SP
Nascimento: 10 de março de 1964
Modalidade: judô
Faixa preta desde: 1980, com 16 anos
Equipes que participou: Santo André/Pirelli; São Caetano; Guarulhos; Flamengo;
Principais Títulos: Campeão Olímpico nos Jogos de Seul em 1988; Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996; Vice-campeão Mundial em 1993 (Canadá) e 1997 (Alemanha); Medalha de Bronze no Mundial de 1987 (Alemanha); Campeão Mundial Júnior (1983 Porto Rico); Campeão Mundial Universitário (1984, França); Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (1987); Campeão Pan-Americano em 1982/85/86/88/92/96 e 97; Eleito o Atleta do Século XX pela União Pan-Americana de Judô e eleito um dos 50 melhores judocas de todos os tempos pela Federação Internacional de Judô (FIJ).
Patrocinadores: Não tem

Quando foi o seu primeiro contato com as artes marciais?

Foi na academia de judô do São Paulo FC.

Quem é o seu mestre?

Foi com o sensei Massao Shinohara que comecei a tomar melhor conhecimento do judô. Até hoje, quando posso, treino lá.

Sempre foi só o judô ou já praticou algum outro esporte?

O judô é o único esporte que pratiquei competitivamente.

Você compete desde pequeno. Como foi seu começo como atleta, tanto nas competições como nos treinos?

Com pouco mais de 4 anos, por indicação médica, comecei a treinar judô. Aos 7 anos fiz minha estréia nas competições. De início detestei. Escapava como podia, mas meu pai era durão e exigia que eu lutasse. Eu e meu irmão, o Carlão, treinávamos todos os dias. Não tinha moleza. O meu primeiro título veio em 1972 quando me sagrei campeão pré-mirim do Torneio Budokan. Em 1980 eu já era campeão paulista.

Como foi viajar para o Japão pela 1ª vez para treinar? E qual a sua relação com este país, já que voltou várias vezes?

Desde 1982 já fui ao Japão 25 vezes. Foi tudo novidade, mas também muito importante para minha carreira. Aprendi muito com os japoneses. Sempre que pude, antes de competições importantes, procurava-me ‘internar’ no Japão para um período de treinos e concentração.

Qual foi a sua primeira grande conquista no esporte?

Foi em 1982, na Finlândia. Terminei na segunda colocação no Mundial Universitário e descobri que os estrangeiros não eram invencíveis. Cresci muito a partir dessa constatação. Foi mais o menos o que aconteceu com a seleção brasileira de futebol de 1958, quando ganhou a Copa do Mundo e, como disse o Nélson Rodriguez, perdeu o ‘complexo de barata’.

Como é representar o Brasil na maior competição esportiva do mundo e ainda ouvir o Hino Nacional em Seul (1988)?

Não há competição mais difícil que os Jogos Olímpicos. Além de ser um duro embate técnico, há uma forte pressão psicológica que os próprios atletas se colocam. É indescritível estar no pódio, escutar o Hino Nacional e ver subir a bandeira do País. Foi à maior emoção já vivida por mim como atleta.

E esta conquista teve um sabor diferente, já que na Olimpíada anterior (Los Angeles - 1984) você havia sido cortado por motivos políticos?

Foi muito bom ganhar em Seul. Em relação aos Jogos de Los Angeles, ficou para sempre uma dúvida: se tivesse competido lá em 88, eu estaria conquistando a minha segunda medalha de ouro olímpica?

E como foi este período longe das competições oficiais e, resumindo, quais foram às principais reivindicações para a sua volta aos tatames?

Em 1989, um grupo de judocas do qual eu fazia parte, rompeu com a Confederação Brasileira de Judô. Autoritarismo, injustiças, maus tratos aos atletas e pouco respeito no trato com o dinheiro foram alguns dos motivos que nos levou a tomar essa decisão, às vésperas do Mundial de 89. Somente fizemos um acordo com a CBJ no começo de 1992. Tivemos nossas principais reivindicações atendidas, principalmente as que disciplinavam as convocações para as seleções nacionais. Com esse acordo acabamos conquistando a medalha de ouro em Barcelona com o Rogério Sampaio. No meu caso, o longo tempo fora das competições acabou me prejudicando. Além disso, já sofria com o ombro esquerdo que acabei operando em novembro de 92.

Conte-nos a sua busca pelo título mundial e, principalmente sobre a final em 97 contra o polonês Pawel Nastula.

O único título importante do judô mundial que não conquistei foi o de campeão sênior. Bati na trave em duas oportunidades. Em 93, no Mundial de Hamilton (Canadá) e em 97, em Paris. Nessa última oportunidade eu estava em excelente forma. Mas o polonês Pawel Nastula, meu adversário na final, contou com o beneplácito da arbitragem que não puniu o seu anti-judô. Ele fugiu da luta o tempo todo. Participei de três campeonatos mundiais e subi ao pódio em todos.

Todos nós sabemos que você nunca parou de lutar, mas como foi a mudança da luta nos tatames pela luta política?

O judô é um esporte individual. Mas é muito difícil conseguir algo na modalidade sem contar com o apoio de uma equipe. Ninguém treina só. Na política é igual. Eu sou o vereador, mas é necessário contar com o apoio de um grupo de assessores e, principalmente, com a colaboração de uma comunidade. Não tive muitas dificuldades em me adaptar, mas continuo a seguir as lições aprendidas no judô: humildade, determinação e respeito.

Como foi a idéia de criar o Dia do Jiu-Jitsu?

O jiu-jitsu é o ‘pai’ do judô. É uma modalidade esportiva que representa muito bem o Brasil. Tenho muitos amigos entre os atletas desse esporte. É justo que essa prática esportiva tenha um dia para que se lembre da sua importância. Eu fiquei muito feliz em poder propor a criação de uma data municipal em homenagem ao jiu-jitsu.

Quais são seus planos, já que neste ano acaba o mandato?

Por uma decisão de meu partido, o PR, vou concorrer à reeleição. Mas antes disso darei seqüência ao trabalho que venho realizando nessa legislatura.

Com o pouco tempo que sobra, ainda dá tempo de cair num tatame de vez em quando?

Infelizmente a agenda de trabalho de um vereador é muito complicada. Difícil reservar algum espaço para treinos. Sinto falta disso e tenho ganhado alguns quilinhos a mais.

Qual a mensagem que você deixa para nossos leitores, mesmo sendo eles praticantes de Jiu-Jitsu, MMA, Muay Thai ou qualquer outra arte marcial?

Perseverança. Em qualquer atividade humana essa é uma regra básica. Nada se consegue sem sacrifícios e renúncias. O progresso em uma arte marcial exige dedicação e respeito aos ensinamentos dos mestres.
Data: 16/07/2009 14:42:00
Fonte: Revista Pegada

Desafio Internacional de Judô em Betim

Programação Campeonato Paulistano de Judô 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Fotos do Treinamento de Campo em Vitória - 15/03/2010







Principal legado do Desafio Internacional de Judô para o Estado do Espírito Santo, o Treinamento de Campo em Vitória teve início no último domingo. O intercâmbio reune atletas do Brasil, Portugal, Inglaterra, França e judocas capixabas. A seleção brasileira segue para Betim, onde realiza mais um Desafio Internacional, na terça-feira. As equipes voltam a se enfrentar na cidade mineira no sábado.

O aquecimento foi diferente, com os atletas batendo uma "bolinha".

Seleção viaja nesta terça para os Jogos Sul-Americanos - 15/03/2010


Num primeiro semestre de muitas atividades, a seleção brasileira embarca nesta terça-feira para os Jogos Sul-Americanos de Medelin, na Colômbia, etapa importante na preparação da equipe para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Em 2006, na Argentina, foram cinco medalhas de ouro, sendo uma delas de Luciano Corrêa, que um ano depois se tornaria campeão mundial. O Brasil será representado nos Jogos por Catiere Toledo (-44kg), Daniela Polzin (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Laisa Santana (-63kg), Glaucia Lima (-70kg), Stefani Luppetti (-78kg), Priscila Marques (+78kg), Ricardo Ayres (-60kg), Luis Revite (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Rodrigo Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Leonardo Gonçalves (-100kg) e Rafael Silva (+100kg). O judô estreia nos Jogos Sul-Americanos no dia 19 de março.

“Estou bem prepardo para disputar os Jogos Sul-Americanos. Cheguei da Europa com uma nova visão do judô, após treinar com os melhores do mundo. Viajo bem consciente do meu papel na equipe e estou confiante para conquistar um bom resultado. Com certeza os Jogos Sul-Americanos são importantíssimos, pois tem grande visibilidade. Viajar para um evento na delegação do Comitê Olímpico Brasileiro é importante para o curriculo de todo judoca”, diz Ricardo Ayres.

A comissão técnica em Medelin será formada pelo chefe de delegação Pedro Sinohara, o médico Breno Shor, a fisioterapeuta Roberta Mattar, a nutricionista Gisele Lemos, e os treinadores Amadeu Moura (masculino) e Rosicléia Campos (feminino).

O Brasil será representado por um total de 557 atletas nos Jogos Sul-americanos. Ao todo, incluindo os oficiais, membros de comissões técnicas, médicos, massagistas e fisioterapeutas, o Comitê Olímpico Brasileiro levará cerca de 700 pessoas para Medellín. O Brasil participará de 37 modalidades.


PROGRAMAÇÃO

19 de março
9h30min - Cerimonia de abertura
10h - Campeonato de katas masculino
14h - Competição masculino - 90 kg, -100 kg e + 100 kg. Feminino -70 kg, 78 kg e + 78 kg
17h - Finais e premiação

20 de março
10h - competição masculino -66 kg, -73 kg e -81 kg. Feminino -52 kg, -57 kg e -63 kg.
17h - Finais e premiação

21 de março
10h - competição masculino - 55 kg, -60 kg e absoluto. Feminino -44 kg, -48 kg e absoluto.
17h - Finais e premiação

22 de março
Campeonato por equipes
10h - Eliminatórias
17h - Finais e premiação

Equipes encerram concentração no CEFAN



Foi encerrado neste domingo, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, a Semana de Treinamento das Equipes Femininas Brasileiras Militar e Olímpica. Em um esforço conjunto da Marinha do Brasil e a Confederação Brasileira de Judô, as atletas Militares e Civis treinaram em dois períodos, contando ainda com atendimento fisioterápico intenso. Parte do Grupo participará dos Jogos Sul-americanos que começa nesta próxima semana e aproveitou o treinamento para fazer os últimos ajustes. Esta concentração também serviu de preparação para os V Jogos Mundiais Militares - Rio 2011, além de organizar a equipe para os eventos que acontecem ainda no ano de 2010, como o Campeonato Mundial Militar que será realizado no segundo semestre em Baku, Azerbaijão, entre outras competições.

A concentração também atendeu ao convite de apresentação ao novo comandante do CEFAN, o Contra-Almirante Fuzileiro Naval Fernando Cesar da Silva Motta, que demonstrou muita alegria em ter reunido em sua organização militar as melhores atletas do pais. Os treinamentos foram conduzidos pela técnica da seleção brasileira, Rosicléia Campos e pelo Prof. Amadeu Junior, e contou com a presença e apoio de Marcos Albuquerque, preparador físico da CBJ; do Coronel Carlos Espanha, técnico da equipe militar feminina; do Major Ricardo Calixto, chefe de equipe militar do Brasil; da Tenente Roberta Lima, nutricionista da seleção olímpica e militar; do Tenente Leonardo Mataruna, responsável pelo Judô na Marinha do Brasil e estrategista da seleção brasileira; do Guarda-Marinha Maycon Herzog, auxiliar técnico da Equipe do CEFAN; e do coordenador técnico da CBJ, Prof. Ney Wilson. Na parte de fisioterapia integraram a equipe: Roberta Mattar, Camila Abreu e o Tenente Marco Antonio Júnior.

Durante a apresentação ao novo Almirante, as Atletas Militares tiveram a oportunidade de conhecer o Comandante Saliba, Vice-Presidente da Comissão de Desportos da Marinha, o Comandante Ribeiro Afonso e Comandante Secca, responsáveis pelas Equipes de Alto Rendimento da Marinha do Brasil, esclarecendo assim algumas dúvidas pendentes sobre o evento militar de 2011.

"Para o final do primeiro semestre de 2010 ainda está previsto mais um treinamento de campo para a equipe feminina militar que também será aberto a outras atletas civis. Grande incentivador do processo de ingresso dos atletas nas forças armadas, o Capitão-de-Fragata Fuzileiro Naval Maurício Miranda não escondeu a emoção de acompanhar os treinamentos diários e mobilizar todos os esforços juntamente com a Comandante Angela Lage no sentido de oferecer a melhor atenção possível aos atletas concentrados no CEFAN", conta Leonardo Mataruna

domingo, 14 de março de 2010

Resultado 38° Torneio Yokichi Kimura 2010




Paulo Fossato Vice Campeão

Rafael Bondezan de Freitas Terceiro colocado

Andreia Rocha Fernandes Terceira Colocada

Gilberto T. Freitas Terceiro Colocado


Também podiaram os atletas Yan Gonçalves Cunha Terceiro Colocado
e Nayara Herrera Sagrando-se Campeã


E a os atletas que la estiveram e com muita garra competiram mesmo não tendo ganhado
Gabriel,Luan,Monica,Alessandra,Ariel,Kauê,Lucas, Caio,Juliana e Amanda

PARABÉNS DE TODA FAMILIA JUDÔ VILA CARRÃO

sábado, 13 de março de 2010

Brasil vence Desafio Internacional de Judô em Vitória - 13/03/2010



O Brasil faturou neste sábado (13) o Desafio Internacional de Judô, em Vitória, no Espírito Santo. A equipe verde-amarela bateram na decisão a França por 4 a 2, com vitórias de Luciano Corrêa (-100kg), Tiago Camilo (-90kg), Nacif Elias (-81kg) e Breno Alves (-60kg). Os pontos franceses foram marcados por David Czukiewycz (-66kg) e Ronald Alger (-73kg). A medalha de bronze ficou com a Inglaterra, que venceu Portugal por 4 a 3.

Antes, na semifinal, o Brasil passou pela Inglaterra por 5 a 1, mesmo resultado de França contra Portugal.

No próximo sábado (20), as equipes voltam a se enfrentar, desta vez na cidade mineira de Betim.

“Estes Desafios são excelentes para aproximar a gente da torcida brasileira. Os torcedores de Vitória está de parabéns por ter comparecido em grande número e prestigiado a seleção brasileira. Com certeza estar em ritmo de competição é importante para os próximos eventos do calendário internacional, como o Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de São Paulo”, diz Tiago Camilo, campeão mundial e medalhista olímpico em Sydney 2000 e Pequim 2008.

O fator casa mais uma vez inflamou a garra de Nacif Elias. Com cerca de 1 mil torcedores gritando seu nome, Nacif venceu venceu seus dois confrontos por ippon.

“Eu devo tudo que conquistei na minha vida ao povo de Vitória, que nunca deixou de me apoiar. Agora é focar no Grand Slam do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo de São Paulo para sonhar com a vaga no Campeonato Mundial. Fico sempre feliz e emocionado em lutar aqui”, afirma Nacif.

Resultados:

SEMIFINAL
FRANÇA 5 x 1 PORTUGAL
+100kg: Mathieu Thorel vence Diogo Silva por ippon
-100kg: Anthony Laignes empata com Antônio Silva
-90kg: Maxime Aminot perde para Hugo Silva por ippon
-81kg: Vicent Boussiron vence Diogo Lima por wazari
-73kg: Ronald Alger vence João Pina por ippon
-66kg: David Czukiewycz vence Diogo César por ippon
-60kg: Lilian Barreyre vence João Santana por ippon

SEMIFINAL
INGLATERRA 1 X 5 BRASIL

+100kg: Andrew Burns empata com Leonardo Leite
-100kg: Jermaine Mcintosh perde para Luciano Corrêa por ippon
-90kg: Michael Horley perde para Tiago Camilo por ippon
-81kg: Graig Stewart perde para Nacif Elias por ippon
-73kg: David Groom vence Marcelo Contini por ippon
-66kg: Jean-Rene Badrick perde para Leandro Cunha por ippon
-60kg: Breno Alves vence por WO

BRONZE

INGLATERRA 4X3 PORTUGAL

+100kg: Andrew Burns vence Diogo Silva por ippon
-100kg: Jermaine Mcintosh vence Antônio Silva por ippon
-90kg: Michael Horley vence Hugo Silva por ippon
-81kg: David Groom perde para Diogo Lima por ippon
-73kg: Graig Stewart perde para João Pina por ippon
-66kg: Jean-Rene Badrick vence Diogo César por ippon
-60kg: João Santana vence por ippon

FINAL

FRANÇA 2 X 4 BRASIL

+100kg: Mathieu Thorel empata com Leonardo Leite
-100kg: Anthony Laignes perde para Luciano Corrêa por ippon
-90kg: Maxime Aminot perde para Tiago Camilo por ippon
-81kg: Vicent Boussiron perde para Nacif Elias por ippon
-73kg: Ronald Alger vence Marcelo Contini por wazari
-66kg: David Czukiewycz vence Leandro Cunha por ippon
-60kg: Lilian Barreyre perde para Breno Alves por yuko

sexta-feira, 12 de março de 2010

Tiago Camilo Compilation

Desafio Internacional é neste sábado em Vitória - 12/03/2010



Brasil, Portugal, Inglaterra e França fazem neste sábado (13), no ginásio Dom Bosco, na Faculdade Salesiano, em Vitória (ES), a partir das 9h, o Desafio Internacional de Judô. O evento serve de preparação para a equipe brasileira para os próximos evento do Circuito Mundial da Federação Internacional, o Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de São Paulo, que acontecem em maio. O Brasil será representado por Breno Alves (-60kg / ouro no Torneio de Tre Torri 2009), Leandro Cunha (-66kg / prata no Campeonato Mundial por Equipes 2008), Marcelo Contini (-73kg / bronze na Copa do Mundo de Belo Horizonte 2008), Nacif Elias (-81kg / prata no Grand Slam do Rio de Janeiro 2009), Tiago Camilo (-90kg / prata nos Jogos Olímpicos de 2000, bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, ouro no Campeonato Mundial 2007), Luciano Corrêa (-100kg / ouro no Campeonato Mundial 2007) e Leonardo Leite (+100kg / Prata no Campeonato Mundial por Equipes 2008). Paralelo ao Desafio acontecerá Seletiva Olímpica Nacional das categorias meio-pesado masculino e feminino.

Após o Desafio, será realizado um Treinamento de Campo com as quatro equipes e atletas do estado.

“Queremos deixar um legado, que os judocas venham ao evento e passem um pouco da sua experiência aos atletas locais. Falamos a todo o tempo nos Jogos Olímpicos de 2016, mas temos que lembrar que faltam dois anos para as Olimpíadas de Londres 2012 e sempre é preciso buscar formas de fomentar o nosso esporte. Com certeza será uma grande oportunidade aos judocas do Espírito Santo. Para mim, que iniciei minha carreira de dirigente aqui, é sempre uma alegria promover uma competição no estado”, diz o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, que já foi presidente da Federação Espiritosantense e atualmente dirige também a Confederação Pan-Americana de Judô.

O coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, ressaltou a importância dos Desafios para o calendário da seleção brasileira.

“Os Desafios mantém nossos atletas em ritmo de competição, além de ser uma oportunidade de lutar diante da torcida. No passado tínhamos a necessidade de viajar para o exterior para buscar intercâmbio e, atualmente, os países vêm ao Brasil”, explica Ney.

E estar diante da torcida brasileira é algo que o campeão mundial e medalhista olímpico Tiago Camilo quer. Em 2009, Tiago ficou de fora dos desafios internacionais.

“Para a gente que compete muito fora do país, ter a oportunidade de lutar no Brasil é sempre especial. Esse calor da torcida é muito bom. Gosto desse clima dos Desafios e é uma grande chance de promover o judô”, afirma Tiago Camilo.

Ouro no Mundial 2007 e brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, Luciano Corrêa visa o Desafio como chance de se manter em ritmo de competição.

“Estamos em fase de preparação para o Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de São Paulo. Competir é sempre importante e eu estou tendo uma temporada muito boa este ano”, diz Luciano.

Nascido em Vitória, Nacif Elias provavelmente será novamente o atleta mais assediado pela torcida. E o atleta está animado para entrar no tatame.

“Comecei minha carreira aqui em Vitória e se hoje eu faço parte da seleção brasileira graças aos torcedores capixabas, que me deram muita força numa seletiva que aconteceu aqui há dois anos. Espero mais uma vez lutar faze o melhor diante dos meus amigos e familiares”, diz Nacif.

O Brasil terá como adversários os portugueses João Santana (-60Kg / ouro no Campeonato Português), Diogo César (-66kg / prata no Campeonato Português), João Pina (-73kg / bronze no Grand Prix de Dusseldorf 2010), Diogo Lima (-81kg / bronze na Copa do Mundo de Lisboa 2008), Hugo Silva (-90kg / bronze na Copa do Mundo da Inglaterra 2009), António Silva (-100kg / ouro no Campeonato Português) e Diogo Silva (+100kg / ouro no Campeonato Português).

Pela Inglaterra lutam Nathan Burns (-60kg / bronze no Open da Suécia 2009), Jean-Rene Badrick (-66kg / bronze no Open de Berlin 2009), Jan Gosiewski (-73kg / ouro no Campeonato Inglês), David Groom (-81kg / bronze no Open de Quebec 2009), Craig Stewart (-81kg / ouro no Open da Escócia 2009), Michael Horley (-90kg / bronze no Torneio Rendez-Vous do Canadá 2009), Andrew Burns (-90kg / ouro no Holstein Open 2009) e Theodore Spalding-McIntosh (-100kg / ouro no Campeonato Inglês 2009).

Os franceses, que tradicionalmente vêm ao Brasil uma vez a cada ano, competem com Lilian Barreyre (-60kg / bronze no Campeonato Francês), David Czukiewycz (-66kg / ouro no Campeonato Francês), Maxime Le Goanvic (-66kg / bronze no Campeonato Francês), Ronald Alger (-73kg / prata na Copa do Mundo de Tbilisi 2010), Vincent Boussiron (-81kg / prata no Campeonato Francês), Maxime Aminot (-81kg / bronze no Campeonato Francês), Anthony Laignes (-90kg / bronze no Campeonato Francês), Roman Wolska (-90kg / bronze nos Jogos da Juventude 1998 e ouro no Open da Bélgica) Mathieu Thorel (-100kg / bronze na Copa do Mundo de Bucareste 2007) e Jean-Sebastien Bonvoisin (+100kg / bronze na Super Copa do Mundo de Moscou 2008).

Bahia será sede da Copa do Mundo por Equipes em agosto - 11/03/2010



Bahia será a sede da fase final da primeira edição da Copa do Mundo de Judô por Equipes, nos dias 20 e 21 de agosto. Além do Brasil, estarão na competição Japão, Coreia do Sul, França, Itália, Espanha, Portugal e Cuba. O anuncio foi feito na manhã desta quinta-feira na sede do governo baiano, após audiência entre o governador Jaques Wagner e o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley. Participaram da solenidade Nilton Vasconcelos, secretário estadual do trabalho, emprego, renda e esporte; Maurício Santos, o diretor excecutivo da Brazil Judo World Tour e diretor de marketing da CBJ; Leandro Guilheiro, medalhista olímpico em Atenas 2004 e Pequim 2008 ; Marcelo França, vice-presidente da CBJ; e Raimundo Nonato “Bobô”, diretor da superintendência de Desportos do Estado da Bahia.

“Estamos investindo no esporte da Bahia, com eventos de peso de automobilismo, vôlei e tênis. O esporte exerce mudanças nos jovens, que melhoram na saúde e educação. Eu uso muito o judô na minha política. A essência do esporte é fantástica, onde você derruba o adversário com a força dele”, diz Jaques Wagner, que afirmou que manterá a Copa do Mundo por Equipes no estado até 2012.

O governador, muito curioso com o judô e sua história, recebeu do presidente da CBJ um quimono oficial com seu nome gravado. Também foi discutida a criação de um Centro de Treinamento Internacional no estado.

“Será um investimento em torno de R$ 1 milhão por ano e também o compromisso de ter o evento até 2012. O judô baiano é forte e a partir deste projeto vamos fomentar o esporte no estado, principalmente se realizarmos a construção do Centro de Treinamento”, diz o secretário Nilton Vasconcelos.

Para Paulo Wanderley, investir em grandes eventos fora do sudeste é politica da CBJ desde o início da sua gestão.

“Já realizamos grandes eventos na Bahia, como o Campeonato Pan-Americano 2003 e Seletivas Olímpicas. Com toda a mobilização do esporte brasileiro com as olimpíadas de 2012 e 2016, é preciso abrir o leque de opções e dar oportunidade aos países de terem um Centro de Treinamento de alto nível também no Nordeste. É um legado que ficará para todos os atletas desta região”, diz Paulo Wanderley.

terça-feira, 9 de março de 2010

Historia do Judô

Estas fotos são de um amigo Italiano Sensei Bruno Carmeni que entrou para a Historia do Judô em seu Pais parabéns





1964 Preolympic Torneio de Moscou. Bruno Carmen (Itália) Vs Bogolubov (URSS)



1966 Principado do Mónaco. Itália França. Da esquerda para a direita Salustri, Stefano Gamba, Hats, Perugia, De Luca, B. Carmen Tavolucci, A. Monti, Archetti, Nicola Tempesta
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...