Jigoro Kano


Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Judô e o Beneficio da Saúde

Esta arte marcial japonesa melhora o condicionamento físico, além de ensinar a trabalhar em grupo e ter mais disciplina.
Criado há pouco mais de cem anos no Japão, o judô é umaarte marcial suave que usa o corpo como uma alavanca para envolver e imobilizar o adversário, utilizando a força do outro em benefício próprio. Segundo o professor Amin Negme Zoghaib*, uma das leis desta luta é fazer o mínimo esforço para a máxima eficiência.

Nesta arte japonesa não é permitido empurrar, chutar nem dar socos. O judoca derruba o adversário segurando-o pelo quimono. Um dos grandes benefícios do judô, em que o praticamente cai bastante, é aprender a ir ao chão sem se machucar. Aliás, o judô ensina primeiro a cair e depois a derrubar o adversário.

Não existe uma idade limite para se iniciar no judô, mas quanto antes, melhor, pois o aprendizado é paratoda a vida . O caminho a percorrer é longo.

A faixa branca é a do principiante, passando depois para cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Depois da preta, tem ainda o dan (grau) da coral e da vermelha. "O atleta atinge afaixa preta quando está no máximo de seu vigor físico, na juventude e depois passa a aprimorar a força mental e espiritual na maturidade", explica Zoghaib.

O praticante de judô melhora seu condicionamento físico e ganha força, pois os golpes trabalham todos os músculos, especialmente das pernas, braços e abdômen. Dá agilidade de raciocínio e ação, melhora a elasticidade e a resistência.

"Além disso, destaca-se por ajudar a pessoa a ter mais disciplina, espírito de companheirismo , lealdade e concentração", afirma o professor. Prova disso é que no Japão o judô é uma das disciplinas obrigatórias na academia militar (marinha, aeronáutica e exército), por colaborar no desenvolvimento destes valores.

Para alcançar todos os benefícios ele recomenda a prática pelo menos três vezes por semana , em aulas de uma hora e meia, que chegam a queimar cerca de 800 calorias.

Mas, antes de se inscrever em uma academia para treinar, procure conhecer o histórico do professor e se está filiado à Confederação Brasileira de Judô - http://www.cbj.com.br - ou a uma federação estadual. "O judô fala a mesma língua no mundo todo, mesmo assim é mais seguro procurar um profissional reconhecido por estas associações", conclui Zoghaib.

Pelo Professor Amin Negme Zoghaib, formado em educação física, professor de judô do Colégio Magno e atleta do Esporte Clube Pinheiros, filiado da Confederação Paulista de Judô, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...