Jigoro Kano


Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Materia do O GLOBO Hugo Pessanha

Hugo Pessanha, campeão do Grand Slam de Judô, fala de suas origens


Vista Alegre estava em festa no domingo. Foi no bairro da Zona Norte que cresceu Hugo Pessanha, único brasileiro a conquistar o ouro no Grand Slam do Rio de Judô, anteontem, no Maracanãzinho. No primeiro dia após o título, o judoca valorizou as origens e lembrou da importância dos pais, Luiz Henrique e Antônia Valdete, na formação.

— Sempre gostei da rua. Andava de bicicleta, rodava pião... Mas minha mãe dizia que a rua não trazia boas amizades e me colocou no judô — disse Hugo, que fez questão de mencionar o primeiro treinador. — Foi na academia do professor Ruffato. Era quatro vezes menor do que a área de lutas do Minas Tênis (seu atual clube). No início, só queria brincar. Mas meu pai me puxou num canto e me chamou a atenção.

Seu Luiz é mencionado durante toda a conversa. Ele acompanhou o filho quando este se transferiu para o Olaria, e quando, aos 15 anos, passou a fazer parte da equipe da Universidade Gama Filho. Dentro do Brasil, assistiu a todas as competições das quais Hugo participou. No fim de semana, deve ir a São Paulo assistir ao filho na etapa brasileira da Copa do Mundo.

— No domingo, quando o Hugo apontou o dedo para a arquibancada, era com o pai que ele estava comemorando — contou Dona Antônia.

Hoje, Hugo está mais distante de Vista Alegre. Desde 2008, treina no Minas, clube ao qual é só elogios. Ele só lamenta o desfecho de sua história na Gama Filho — a equipe foi desintegrada por falta de recursos.

— Éramos um grupo muito bom, mas ninguém deu valor. Foi muito triste.

Materia O Globo Extra Online:

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Hugóóóóóóó...
Você é campeão no Tatame e fora dele....
Tenho orgulho de ser seu amigo....
Você é mais que merecedor desse título...
Um grande abraço...

Indio Rio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...